O FATOR AULA VAGA ENQUANTO DESAFIO DA GESTÃO DE PESSOAS NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM
Abstract
O presente artigo aborda o fator aula vaga enquanto desafio da gestão de pessoas no ensino médio da rede pública e suas implicações no ensino e aprendizagem. Trata-se de uma análise exploratória, comparativa, de caráter bibliográfico, documental e de natureza qualitativa, em que se consideram, inicialmente, aspectos conceituais, breve relato histórico, contemplando os principais fatores responsáveis pelo absenteísmo docente, sua incidência, características básicas e seus respectivos desdobramentos na cultura recorrente da maioria das salas de aula das unidades de ensino médio da rede pública, culminando com o estudo comparativo dos resultados de aprendizagem entre as unidades escolares com alto e baixo índice de aulas vagas e a análise da respectiva relação entre o referido fenômeno e a questão do ensino e aprendizagem. Dessa forma, entende-se que a análise e discussão do referido tema é relevante, não só pela ampliação da discussão e aprofundamento do tema, permitindo melhor compreensão do mencionado fenômeno educacional, como também pela possibilidade de reflexão acerca de alternativas viáveis de superação do referido problema, na perspectiva de se propor melhorias no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio da rede pública.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)