O PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM A GAMIFICAÇÃO

Authors

  • Lidiane Rocha dos Santos

Abstract

A partir da percepção de que sociedade, tecnologias e educação não se separam, entende-se que investigar o novo paradigma que representa a atual situação da educação e suas correlações remete à reflexão sobre os questionamentos iniciais desta pesquisa: como o m-learning e o u-learning podem promover processos de ensino e de aprendizagem a partir da gamificação? Diante dos contextos em que estão inseridas as práticas de ensino e de aprendizagem, faz-se necessária uma observação do campo empírico pedagógico para que se possa articular pensamentos sobre como as práticas pedagógicas e os processos de aprendizagem configuram-se cada vez mais interligados às tecnologias (analógicas e digitais). Assim, compreende-se que tal investigação contribua para propor discussões sobre as possíveis mudanças nas esferas em torno das estruturas físicas e/ou do pensamento (sobre gestão e formação inicial e continuada dos professores) nas universidades.

Published

2019-05-10

Issue

Section

Artigos