A ESCRITA EM CONTEXTO ACADÊMICO: PROCESSOS DE REVISÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Abstract
Investigou-se, neste estudo, se estudantes universitários, ao realizarem o subprocesso de revisão da escrita acadêmica, com auxílio de feedbacks efetuados pela pesquisadora, redigiram textos mais elaborados, conscientes e próximos ao escritor especializado. Participaram da pesquisa quatro universitários do primeiro semestre. Foi produzido o gênero resenha crítica. O procedimento envolveu sete fases, a saber: a) apresentação das condições de produção textual, videorregistro e entrega da primeira versão textual; b) primeira análise; c) primeiro feedback; d) primeira reescrita com uso do feedback e entrega da segunda versão textual; e) segunda análise; f) segundo feedback; g) segunda reescrita e entrega da versão final do texto. As análises concluem que o uso de pautas e guias produzidas e utilizadas individualmente leva o escritor à conscientização do processo de revisão que se desenvolve ao longo da construção do texto, a revisão on-line, assim como a textos mais elaborados.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)