BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Abstract
A Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica (BNCC), homologada em 20 de dezembro de 2017, foi construída de maneira participativa e contou com a mobilização de professores, pesquisadores, especialistas e técnicos. Para verificar se o processo de construção realmente oportunizou a participação aos educadores, faz-se necessário o estudo dos atores envolvidos e em que nível ocorreu o engajamento. Este artigo tem como finalidade responder à questão norteadora da pesquisa por meio da análise de publicações e relatos pessoais, da trajetória dessa construção, para o entendimento de questões que envolvem a BNCC. Em termos metodológicos, utilizou-se o estudo de caso, pois a temática é recente, sendo possível observar que, embora tenha havido uma tentativa de incentivar a participação dos educadores, esta se mostrou incipiente, requerendo novas pesquisas para averiguar se poderiam ter sido utilizadas modalidades mais amplas e mais democráticas, bem como para avaliar as implicações desse processo de construção no que respeita à implantação efetiva pela adesão dos agentes afetos.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)