EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL: CONTRIBUTOS PARA UMA METODOLOGIA DE JOB SHADOWING
Abstract
A orientação vocacional enquanto abordagem multiparticipada e longitudinal ao percurso escolar capaz de facilitar um conjunto de condições em que os jovens são postos em relação com o mundo e onde vivenciam experiências e realizam aprendizagens passíveis de influenciar o seu desenvolvimento pessoal tem vindo a ser defendida ao longo dos últimos anos. Neste contexto, o job shadowing constitui uma poderosa modalidade de exploração vocacional direta, que permite apoiar a diferenciação da identidade vocacional através da transformação da relação dos jovens com o mundo ao promover a exploração dos investimentos atuais e passados e ao proporcionar experiências diretas de aprendizagem e de atribuição de significado às mesmas no sentido de uma tomada de consciência progressivamente mais alargada dos interesses vocacionais. Neste trabalho, propõe-se conjugar os pressupostos do Modelo da Exploração Reconstrutiva do Investimento Vocacional e do Modelo da Aprendizagem Experiencial num dispositivo estratégico que se organiza em torno do ciclo de quatro processos de aprendizagem de Kolb (experiência concreta, observação reflexiva, concetualização abstrata e experimentação ativa), procurando-se através dos mesmos promover no jovem o conhecimento interativo de si próprio no/e do mundo e, consequentemente, a transformação dos seus investimentos (atuais e/ou passados), adequando-os quer à realidade, quer às suas necessidades e desejos pessoais.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)