GESTÃO ESCOLAR INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO HUMANIZADORA
Abstract
O artigo trata dos desafios da gestão escolar inclusiva e engajada em um projeto educativo humanizador. O objetivo é analisar os desafios da gestão escolar efetiva no âmbito da unidade escolar. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão de literatura e análise documental. A análise dos dados foi realizada segundo Bardin (2016). Os resultados mostram que a exclusão dos indivíduos considerados diferentes do padrão normalizador é um fato histórico e social que, embora venha apresentando avanços evidenciados na evolução dos documentos legais nacionais e internacionais, na prática ainda não atingiu os objetivos e metas propostos em tais marcos regulatórios. Apontamos o papel da gestão como ponto de partida para as ações dentro das escolas, o que a torna essencial para a efetivação do projeto educativo inclusivo e humanizador. Desse modo, consideramos que há necessidade de continuidade do estudo e abertura para o debate sobre o tema, a fim de, futuramente, propor soluções cabíveis para esse distanciamento.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)