UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO MÉDICA: MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL – PSICOPATOLOGIA NA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ EM SOBRAL
Abstract
A semiologia é a base para uma prática médica de excelência: observar com cuidado, enxergar, ouvir e interpretar o que se diz, pensar, desenvolver um raciocínio clínico crítico e acurado são capacidades essenciais do profissional. Partindo dessas considerações, apresentamos este relato de nossa experiência com o módulo Desenvolvimento Pessoal – Psicopatologia do Curso de Medicina da UFC – Sobral, no qual os estudantes foram apresentados a uma semiologia com foco diferenciado na escuta e atenção, no cuidado com a avaliação e interpretação dos fenômenos observados. Por ser uma área cujo objeto é a descrição dos fenômenos psíquicos anormais exatamente como se apresentam à experiência humana, a psicopatologia demanda do profissional concentrar-se na vivência subjetiva. Assim, os alunos foram inseridos em um universo complexo e delicado, no qual a mente humana é o grande palco de análise e surgimento de incertezas. Frente a este desafio, o módulo foi estruturado contemplando, além do conhecimento cognitivo e desenvolvimento de habilidades, a aquisição/desenvolvimento de competências e atitudes. Ao final, o relato dos alunos demonstrou haver êxito nos objetivos elencados: provocar reflexões e estimular autocrescimento como seres humanos para além do papel de “peritos médicos”. Ao lidar com situações nas quais se evidenciam os limites da saúde mental do indivíduo e dos saberes e práticas dos profissionais em saúde, passa-se exatamente à esfera das necessidades humanas psíquicas, sociais e espirituais. Ratifica-se a necessidade de posicionar o acadêmico de medicina diante deste desafio ético que consiste, principalmente, em considerar a dignidade do sujeito para além da dimensão físico-biológica e do contexto médico-hospitalar.Downloads
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