A HIPERIDROSE NO CONTEXTO ESCOLAR
Abstract
A hiperidrose é uma fisiopatologia que promove grande produção de suor. Este trabalho busca investigar as consequências da hiperidrose no contexto escolar, bem como avaliar como ocorre a abordagem do assunto no meio educacional e o grau de conhecimento a respeito da patologia entre os estudantes de nível médio e superior. Uma análise em livros didáticos do ensino médio e uma pesquisa on-line foram realizadas para a análise da incidência do tema no meio educacional e também entre os hiperidróticos. Dados qualitativos foram gerados a partir da técnica de análise categorial. Como resultado, observou-se que a hiperidrose não é assunto frequente em livros didáticos do ensino médio e que é pouco discutida no meio educacional. As interferências da patologia no cotidiano escolar foram confirmadas por 65% dos hiperidróticos participantes e a ocorrência de bullying por 42% deles. A interferência no cotidiano escolar e o consequente isolamento do hiperidrótico fruto do bullying indicam a necessidade de os atores escolares saberem identificar esse aluno e lidar com ele. Os resultados sinalizam, ainda, a relevância da abordagem do tema em sala de aula como uma importante ferramenta para a redução de casos de bullying e de evasão escolar.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)