A HIPERIDROSE NO CONTEXTO ESCOLAR

Authors

  • Dayana Kelly Turquetti de Moraes Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ)
  • Gregório Kappaun Rocha Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ)

Abstract

A hiperidrose é uma fisiopatologia que promove grande produção de suor. Este trabalho busca investigar as consequências da hiperidrose no contexto escolar, bem como avaliar como ocorre a abordagem do assunto no meio educacional e o grau de conhecimento a respeito da patologia entre os estudantes de nível médio e superior. Uma análise em livros didáticos do ensino médio e uma pesquisa on-line foram realizadas para a análise da incidência do tema no meio educacional e também entre os hiperidróticos. Dados qualitativos foram gerados a partir da técnica de análise categorial. Como resultado, observou-se que a hiperidrose não é assunto frequente em livros didáticos do ensino médio e que é pouco discutida no meio educacional. As interferências da patologia no cotidiano escolar foram confirmadas por 65% dos hiperidróticos participantes e a ocorrência de bullying por 42% deles. A interferência no cotidiano escolar e o consequente isolamento do hiperidrótico fruto do bullying indicam a necessidade de os atores escolares saberem identificar esse aluno e lidar com ele. Os resultados sinalizam, ainda, a relevância da abordagem do tema em sala de aula como uma importante ferramenta para a redução de casos de bullying e de evasão escolar.

Published

2018-12-08

Issue

Section

Artigos