A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ARTE E LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA
Abstract
Este artigo analisa a temática da História e Cultura Afro-Brasileira presente em livros didáticos utilizados pelas escolas públicas do estado de Pernambuco. Nesse sentido, foram analisados dois livros, um de Língua Portuguesa/Literatura e outro de Arte, por estas serem disciplinas nas quais a Lei n.º 10.639/2003 recomenda que sejam trabalhados os conteúdos da temática em estudo. Utilizou-se a metodologia das pesquisas quantitativa e qualitativa na análise textual e iconográfica, com a finalidade de identificar presença, ou omissão, da referida temática e/ou possíveis estereótipos e preconceitos étnico-raciais. O estudo observou que os livros editados a partir de 2003 ainda são ineficientes para o cumprimento da lei. Eles trazem poucos elementos da temática negra e ainda associam o termo “negro” a situações negativas. A análise concluiu que, para haver êxito na aplicabilidade do dispositivo legal, é necessário melhorar a qualidade dos livros didáticos, associá-los a outros recursos pedagógicos e promover uma formação de qualidade para os professores.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)