MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE INFÂNCIAS ENTRE PRATICANTESPENSANTES DO CONTEXTO EDUCACIONAL

Authors

  • Naine Terena de Jesus Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Maritza Maciel Castrillon Maldonado Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Abstract

Construído a partir de narrativas de educadores do município de Cáceres (MT), este artigo apresenta de que modo o cinema foi utilizado como intercessor para a produção de pensamentos e a problematização das diferentes infâncias existentes no cotidiano escolar. As narrativas selecionadas revelam a história de infância contada pelos educadores durante o projeto Cinema, infâncias e diferença: problematizando a educação, o cotidiano da escola e o currículo, realizado pelo Ateliê de Imagem e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Para a problematização das narrativas, utilizaram-se, enquanto referenciais, autores como Deleuze (1990; 1992), Alves (2015), Sarmento (2003) e Larrosa (2000), que possibilitaram a leitura das memórias e dos mundos culturais de cada um dos educadores.

Published

2017-12-21

Issue

Section

Artigos