ALL YOU NEED IS LOVE:
EXECUÇÃO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DE ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77980Keywords:
Pandemia, Ensino remoto, Projeto interdisciplinar, AlimentaçãoAbstract
Este trabalho tem como objetivo conscientizar jovens estudantes sobre a importância de se alimentar de forma saudável. Para tanto, optou-se pelo desenvolvimento de um projeto interdisciplinar nos componentes curriculares de Biologia, Língua Inglesa e Língua Portuguesa em turmas de 1.º ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba. O título remete-se à imagem de John Lennon em um mural de Praga, já com seu novo acessório, a máscara como símbolo do cuidado de si e com o outro. Como base para a escolha dos materiais, foi necessário um recorte dos conteúdos da área biológica, atrelando-o à classificação das moléculas orgânicas e inorgânicas, bem como à importância dos macro e micronutrientes para nossa alimentação, além do papel das vitaminas obtidas através da alimentação para manutenção da imunidade. Em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, as atividades propostas priorizaram o estudo do gênero textual cardápio, com suas especificidades em relação à estrutura linguística. Como resultado, cada grupo de estudantes construiu um cardápio bilíngue para uma cantina escolar fictícia com o desafio de propor uma alimentação saudável ao seu público-alvo. O conteúdo e resultado dessa produção revelam uma prática docente integrada em torno de um eixo temático com materiais comuns às disciplinas, disponibilizados na plataforma Google Classroom. Em relação aos estudantes, percebemos que eles reconhecem não se alimentar de forma tão saudável, embora saibam dessa importância. Se esse público modificará ou não sua rotina alimentar a partir deste projeto, ainda não conseguimos dimensionar, mas acreditamos ter realizado uma reflexão importante para o momento.
References
FAZENDA, I. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.
FIDALGO NETO, A. A. et al. Interdisciplinarity and teacher education: The
teacher’s training of the secondary school in Rio de Janeiro-Brazil. 2014.
GRUBAUGH, N. D.; HANAGE, W. P.; RASMUSSEN, A. L. Making sense of mutation:
what D614G means for the COVID-19 pandemic remains unclear. Cell, v. 182,
n. 4, p. 794-795, 2020.
HERNANDÉZ, F.; VENTURA, M. A Organização do Currículo por Projetos de
Trabalho: O Conhecimento é um Caleidoscópio. Porto Alegre: Ed. Penso, 2017.
LAVAQUI, V.; BATISTA, I. de L. Interdisciplinaridade em ensino de ciências e de
matemática no ensino médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, n. 3, p. 399-
420, 2007.
LIBÂNEO, J. C. Didática: velhos e novos temas. São Paulo: Cortez, 2002.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. São Paulo: Ed. Salinas, 2015.
MOZENA, E. R.; OSTERMANN, Fernanda. Uma revisão bibliográfica sobre a
interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Ensaio Pesquisa em
Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 16, n. 2, p. 185-206, 2014.
NAGLE, B. Preparing high school students for the interdisciplinary nature of
modern biology. CBE — Life Sciences Education, v. 12, n. 2, p. 144-147, 2013.
OLIVEIRA, O. C. O sentido da interdisciplinaridade no ensino de inglês como
língua estrangeira. Instituto Federal do Maranhão: Revista Acta Tecnológica, vol.
11, n. 01. p. 47-55, 2016.
WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Coronavirus disease (COVID-19): situation
report, 185. 2020.
SANCHO, J. M. Entrevista. 1997. Disponível em: http://homes.dcc.ufba.br/~frieda
/mat061/liopara.htm. Acesso em: 9 maio 2021.
SANCHO, J. M. La Transformación de las Tecnologías de Informacíon y la
Comunicación en Tecnologías de La Educación: componentes de um camino
incierto. Pontifícia Universidade Católica do Paraná: Revista Diálogo Educacional,
v. 9, n. 28, p. 651-669, 2009.
SANTOMÉ, J. T. O conceito de interdisciplinaridade. In: SANTOMÉ, J. T. Globalização
e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)