ESTÁGIO ON-LINE:
IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77986Keywords:
Pedagogia, Pandemia, Estágio on-line, Formação de professoresAbstract
O presente artigo tem como principal objetivo analisar as narrativas acadêmicas sobre o estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, realizado de forma on-line no primeiro semestre de 2020. Também procura relatar a experiência vivenciada com um grupo de pedagogas de uma faculdade semipresencial, localizada no Sul do Brasil, perceber os novos conhecimentos adquiridos a partir dessa possibilidade de estágio, bem como detectar os possíveis retrocessos na formação profissional. O referido texto enumera as possibilidades oferecidas pela universidade para que fosse possível a realização do estágio. Trata-se de um relato de experiência, utilizando como fonte de pesquisa os testemunhos escritos nos relatórios de estágio. O referencial teórico que fundamenta este texto é baseado nas pesquisas realizadas por Bloch (2001), Freire (2013), Gatti (2010), Libâneo (2007), Nóvoa (1995), Pimenta e Lima (2006, 2019), Tardif (2002), assim como pela legislação brasileira referente ao estágio. A síntese final mostra algumas construções de novos conhecimentos e, por outro lado, as lacunas de uma experiência não realizada.
References
Goff. Tradução: André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas
de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a
escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 03 dez.
1968. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5540.htm>.
Acesso em: 03 jan. 2021.
BRASIL. Decreto-lei nº 1.190, de 4 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade
Nacional de Filosofia. Coleção de Leis do Brasil – 1939, v. 4939, p. 50, 1939.
BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o
ensino de primeiro e segundo graus, e dá outras providências. Diário Oficial [da]
República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, 12 ago. 1971, p. 6377.
Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.
action?id=75576>. Acesso em: 03 jan. 2021.
BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil,
Poder Legislativo, Brasília, p. 27833, 23 dez. 1996, . Disponível em: <http://
www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75723>. Acesso
em: 07 jan. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de
estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho –
CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e a Lei nº 9.394,
de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em: 03 jan. 2021.
BRASIL. Portaria normativa n. 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília, 2007.
Disponível em: <http://www.cmconsultoria.com.br/imagens/diretorios/
diretorio14/arquivo1003.pdf>.Acesso em: 03 jan. 2021.
BRASIL. Portaria nª 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das
aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de
pandemia do novo coronavírus – Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de
17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio
de 2020. Diário Oficial da União, Brasília. Publicado em: 17/06/2020. Edição:
114. Seção: 1, p. 62. Órgão: Ministério da Educação/Gabinete do Ministro.
BRASIL. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em
nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://
portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1/2006, 15 de maio de 2006. Institui diretrizes
curriculares para o curso de graduação em pedagogia, licenciatura. Disponível
em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 03
jan. 2021
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior
(cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos
de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União,
Brasília, p. 8-12, 02 jul. 2015.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação
Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores
da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/
docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file>. Acesso em: 3 jan. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
45. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
GATTI, Bernadete. Formação de professores no Brasil: características e
problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.
LIBÂNEO, J. C. A pedagogia em questão: entrevista com José Carlos Libâneo. In:
Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 11-33, 2007. Disponível em:
<http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/684/68410102.pdf>. Acesso em: 02
jan. 2021.
NÓVOA, Antonio. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Coord.).
Profissão professor. Porto: Editora Porto, 1995.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência:
diferentes concepções. Revista Poíesis, São Paulo, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágios supervisionados e
o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma
moeda? Revista Brasileira de Educação, v. 24, jan. de 2019.
SILVESTRE. Magali Aparecida. Prática de Ensino e Estágios Supervisionados: da
observação de modelos à aprendizagem da docência. Rev. Diálogo Educ.,
Curitiba, v. 11, n. 34, p. 835-861, set./dez. 2011.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora
Vozes, 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)