EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS DISCENTES NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77988

Keywords:

Pandemia COVID-19, Gênero, Pós-graduação, Discentes

Abstract

Analisamos as experiências de algumas discentes da pós-graduação à luz do contexto pandêmico. Os depoimentos (entrevistas) aqui tomados como objeto servem de exemplo paradigmático que pretendem refletir, na especificidade, a generalidade dos enfrentamentos no referido contexto. Trazer à luz as perspectivas discentes é um propósito que move as nossas reflexões, uma vez que “o lugar discente” da pós-graduação é um “lugar” de silenciamentos quando nos referimos às experiências no contexto pandêmico no ensino superior. A partir do recorte de gênero (feminino), ampliamos o debate e as reflexões sobre essa temática. Indicamos que, dentre tantas coisas que a pandemia revelou, talvez a principal delas seja a de não poder experienciar o sofrimento da mesma forma. Apesar de o sofrimento no contexto pandêmico poder ser compreendido de forma coletiva, ele atinge diferencialmente as pessoas, em especial, do ponto de vista do gênero. Portanto, o isolamento social compulsório exigiu das discentes da pós-graduação que modificassem seus modos de apreender e de aprender as suas atividades acadêmicas com extensão às relações no âmbito familiar, pessoal e matrimonial.

Author Biographies

Christian Muleka Mwewa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio doutoral na Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne). Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (CG) na UFMS. Foi investigador visitante no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa (2017-2018). Realizou estância de curta duração na Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 2017).

Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestra em Psicologia pela UFMS. Psicóloga, membra do grupo EduForp.

Bárbara Fagundes Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Membro do grupo EduForp.

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Published

2021-12-24