EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS DISCENTES NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77988Keywords:
Pandemia COVID-19, Gênero, Pós-graduação, DiscentesAbstract
Analisamos as experiências de algumas discentes da pós-graduação à luz do contexto pandêmico. Os depoimentos (entrevistas) aqui tomados como objeto servem de exemplo paradigmático que pretendem refletir, na especificidade, a generalidade dos enfrentamentos no referido contexto. Trazer à luz as perspectivas discentes é um propósito que move as nossas reflexões, uma vez que “o lugar discente” da pós-graduação é um “lugar” de silenciamentos quando nos referimos às experiências no contexto pandêmico no ensino superior. A partir do recorte de gênero (feminino), ampliamos o debate e as reflexões sobre essa temática. Indicamos que, dentre tantas coisas que a pandemia revelou, talvez a principal delas seja a de não poder experienciar o sofrimento da mesma forma. Apesar de o sofrimento no contexto pandêmico poder ser compreendido de forma coletiva, ele atinge diferencialmente as pessoas, em especial, do ponto de vista do gênero. Portanto, o isolamento social compulsório exigiu das discentes da pós-graduação que modificassem seus modos de apreender e de aprender as suas atividades acadêmicas com extensão às relações no âmbito familiar, pessoal e matrimonial.
References
DÍAZ, Juan. Saúde sexual e reprodução no Brasil: dilemas e desafios. São Paulo:
Hucitec; Population Council, 1999.
BARBOSA, Maria J. Somerlate. Capoeira: a gramática do corpo e a dança das
palavras. Luso-Brazilian Review, v. 42, n. 1, 2005, pp. 78-98 (Article).
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto?; tradução
Sérgio Tadeu de Iemeyer Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha – Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2015.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-
estruturalista. Petropólis, RJ: Vozes, 1997.
PETRY, Franciele Bete. Theodor W. Adorno: imagens do feminino nas Minima
Moralia. Ethic@ (UFSC), v. 13, p. 339-362, 2014.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e
realidade. Porto Alegre, UFRGS, v. 20, n. 2, 1995, p. 71-99.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)