LETRAMENTO DIGITAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR:
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77989Keywords:
Letramento digital, Formação, EstágioAbstract
Diante da situação emergencial causada pela crise sanitária em função da pandemia da COVID-19 que desencadeou a suspensão das atividades escolares presenciais, foi necessária a reorganização dos sistemas de ensino, optando-se pelo trabalho remoto em todo o país. Desse modo, a intenção deste estudo foi discutir a relação entre letramento digital e a prática pedagógica a partir do estágio supervisionado no ensino superior, em tempos de pandemia. Por acreditar que é possível fazer uso das tecnologias de maneira mais crítica e reflexiva, o objetivo foi trazer para o debate a importância das tecnologias, para além do seu uso instrumental. Nesse sentido, a proposta desenvolvida na disciplina de estágio supervisionado no curso de formação de professores indica que esse campo do conhecimento se consolida, também, como espaço de pesquisa, visto que foi possível a proposição de atividades que permitiram aos futuros profissionais conhecer, analisar e intervir na educação da criança, de modo on-line, contribuindo para a sua aprendizagem e desenvolvimento integral.
References
configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim. Rev. Zero-a-seis.
v. 18, n. 33. Florianópolis, jan-jun, 2016. p. 50-64. Disponível em: https://
periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p50.
Acesso em: 29 maio 2021
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado
Federal, 1988, 305 p.
BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua/
IBGE), 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/
condicoes-de-vida-desigualdade-e-pobreza/17270-pnad-continua.html. Acesso
em: 28 maio 2021
GUSSO. Hélder Lima et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à
gestão universitária. Educação e Sociedade. Campinas, v. 41, p. 1-27, 2020.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pBY83877ZkLxLM84gtk4r3f/?lang=
pt. Acesso em: 25 abr. 2021
FREITAS. Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação
em Revista. Belo Horizonte, v.26. n.03. p.335-352, dez. 2010. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/edur/a/N5RryXJcsTcm8wK56d3tM3t/?lang=pt&format
=pdf. Acesso em: 25 de abril de 2021
PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência:
diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, n. 3, p.5-24, 2006. Disponível
em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 20
abr. 2021
MICARELLO, Hilda A. L. S.; MAGALHÃES. Tânia Guedes. Letramento, linguagem e
escola. Revista Bakhtiniana, São Paulo, n. 9 v. 2. p. 150-163, Ago./Dez. 2014.
Disponível em: ttps://www.scielo.br/j/bak/a/YVHQKHL99y9GK8dCWrdzDpb/
abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 abr. 2021.
OLIVEIRA. Raphaela Silva Nicacio de. et al. Práticas de letramento digital no ensino
superior: implicações na formação inicial de professores. Revista Debates em
Educação. Maceió vol. 12, nº. 26. Jan/Abr. Disponível em: https://www.seer.ufal.
br/index.php/debateseducacao/article/view/8098/0. Acesso em: 12 abr. 2021.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the horizon, San Francisco,
v. 9, n. 5, p. 1-6, out. 2001. Disponível em: <Disponível em: https://www.
marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20
Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2021.
PRETTO, Nelson de Luca. RICCIO, Nicia Cristina Rocha. A formação continuada de
professores universitários e as tecnologias digitais. Revista Educar, Curitiba, n. 37,
p. 153-169, maio/ago. 2010. https://revistas.ufpr.br/educar/article/
view/19144/12443. Acesso em 05 maio 2021.
ROCHA. Eloisa Acires Candau.; OSTETTO, Luciana Esmeralda. O estágio na
formação universitária na formação de professores de educação infantil. In:
SEARA. Izabel Christine et al. Práticas pedagógicas e estágios: diálogos com a
cultura escolar. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2018, p.103-115.
SOUZA, V Valeska Virgínia. Letramento digital e formação de professores. Revista
Língua Escrita, n. 2, p. 55-69, dez. 2007. Disponível em: http://www.ceale.fae.
ufmg.br/app/webroot/files/uploads/revista%20lingua%20escrita/LinguaEscrita_2
.pdf. Acesso em 11 março 2021.
SIMÃO, Márcia Buss; LESSA. Juliana Schumacker. Um olhar para o(s) corpo(s) das
crianças em tempos de pandemia. Revista Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22,
n. Especial, p. 1420-1445, dez./dez., 2020.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/
view/78165. Acesso em: 12 maio 2021.
SUGUIMOTO, Hélio Hiroshi et al. Avaliação do letramento digital de alunos
ingressantes do ensino superior: uma abordagem exploratória do conhecimento
computacional, comunicacional e informacional. Rev. Bras. Estud. Pedagógicos.
Brasília, v. 98, n. 250, p. 805-822, dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.
br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176- 66812017000300805&lng=pt&nr
m=is. Acesso em: 10 maio 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)