MOVIMENTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77991Keywords:
Ensino Remoto Emergencial, Pandemia de covid-19, Pedagogia, Ensino, AprendizagemAbstract
O estudo teve como objetivo investigar e contrapor as significações atribuídas às modalidades de ensino presencial e remota vivenciadas por vinte e duas acadêmicas do curso de Pedagogia, vinculadas ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para a coleta de dados, foram utilizados dois questionários: um para os dados sociodemográficos e outro referente às modalidades de ensino presencial, a distância (EaD) e Ensino Remoto Emergencial (ERE), os quais foram preenchidos via Google Forms. Verificou-se que as marcas do modelo presencial ainda são fortes e estão associadas às possibilidades de interação face a face entre professores e colegas, o que conduz a comparações com a EaD e o ERE, sinalizando a inevitável incursão das tecnologias digitais para fins educacionais. Chegou-se à conclusão de que a pandemia trouxe à tona inúmeros aspectos que desvelam desigualdades sociais, tais como a falta de acesso à internet de qualidade e equipamentos compartilhados entre membros de uma mesma família. Revelou-se, ademais, a necessidade de organização do ambiente de estudos e do gerenciamento do tempo, em um contexto de equilibração de funções profissionais, estudantis e familiares.
References
4. ed. Lisboa: Edições 70, 2016.
BELLONI, M. L. Educação a distância. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados,
2006.
BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a
abordagem fenomenológica. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Orgs.). Pesquisa
qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 99-112.
BRASIL. Decreto nº 9057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº
9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm.
Acesso em: 17 jan. 2021.
BRASIL. Medida Provisória n° 934, de 2020. Normas excepcionais sobre a duração
do ano letivo. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2020. Disponível em: https://
www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/141349.
Acesso em: 8 jan. 2021.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das
aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de
pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Educação,
2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-
17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 8 jan. 2021.
BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das
aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de
pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de
17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio
de 2020. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.
in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872.
Acesso em: 15 jan. 2021.
CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR.
Brasília: Portal do Governo Brasileiro, 2019.
CEEP – CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Parecer CEE/CP nº
01/20. Delegação de atribuições à Secretaria de Estado da Educação do Paraná –
artigo 91 da Deliberação nº 03/13-CEE/PR. Disponível em: http://www.cee.
pr.gov.br/sites/cee/arquivos_restritos/files/migrados/File/pdf/Pareceres_2020/
CP/pa_cp_01_20.pdf. Acesso em: 9 jul. 2021.
COUTO, E. S.; COUTO, E. S.; PORTO CRUZ, I. de M. #Fiqueemcasa: educação na
pandemia da covid-19. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 200-217,
2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777.
Acesso em: 9 jul. 2021.
GOUVÊA, G.; OLIVEIRA, C. Educação a distância na formação de professores:
viabilidades, potencialidades e limites. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2006.
JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a Distância ou Atividade
Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar
em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7,
p. 1-29, 2020.
MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Person
Prentice Hall, 2007.
MARTINS, V.; ALMEIDA, J. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberes,
fazeres escolares em exposição nas redes. Revista Docência e Cibercultura, Rio
de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 215-224, 2020. Disponível em: https://
www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026/34672. Acesso
em: 9 jul. 2021.
OLIVEIRA, D. E. de M. B. Educação a distância: reconfiguração dos elementos
didáticos. 2010. 276 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de
Maringá, Maringá, 2010.
ROMERO, T. Educação sem distâncias: as tecnologias interativas na redução de
distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
SARAIVA, T. Educação a distância no Brasil: lições da história. Em aberto, Brasília,
v. 16, n. 70, p. 17-27, 2008.
SILVA, A. C. O.; SOUZA, S. A.; MENEZES, J. B. F. O ensino remoto na percepção
discente: desafios e benefícios. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 298-315, 2020.
Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18383/8717.
Acesso em: 8 jul. 2021.
SOUZA, S. M. F. et al. Os encontros e desencontros do ensino presencial, a
distância e remoto em tempos de Covid-19. Revista Transformar, Itaperuna,
Edição Especial, p. 38-51, 2020.
UEM – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Resolução no 006/2020-CEP.
Autorizar, em caráter excepcional, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) com a
utilização de recursos digitais para a operacionalização das disciplinas
presenciais, SEM a necessidade de alteração dos projetos pedagógicos dos cursos
(PPC). Maringá: CEP, 2020. Disponível em: http://www.scs.uem.br/2020/
cep/006cep2020.htm. Acesso em: 11 jul. 2021.
WHO – WORLD HEALTH ORGANIZATION. Painel do Coronavírus da OMS (COVID-
19). Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 11 jul. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)