NOVOS PROBLEMAS E VELHAS FRAGILIDADES:
A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR EM PSICOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID -19
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77992Keywords:
Ensino Superior, Pandemia, Ensino remoto, Prática docenteAbstract
Com a extrema necessidade de isolamento social pela pandemia de covid-19, o ensino superior precisou reformular as aulas presenciais. A educação passou por diversas adaptações e, como consequência, os professores tiveram que adotar como medida emergencial novos métodos tecnológicos para o formato remoto. Assim, este artigo tem como objetivo apontar e discutir algumas experiências que nasceram de estratégias planejadas com o intuito de abrandar o impacto negativo causado pelo cenário pandêmico. Para tanto, foram utilizados como objeto de análise alguns relatos detalhados acerca das práticas de ensino e aprendizagem vivenciadas ao longo dos meses e que retratam as sensações e sentimentos dos docentes diante de algo até então inusitado. Cabe dizer que este trabalho aponta os desafios vividos por professores nativos do ensino presencial, com pouco ou nenhum conhecimento em educação a distância, e que desenvolveram as ações educacionais estabelecidas por diferentes instituições.
References
Fortaleza, mar. 2002.
CASTIONI, Remi; MELO, Adriana A. S.; NASCIMENTO, Paulo, M.; RAMOS, Daniela L.
Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e
ensino remoto emergencial. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 29,
n. 111, p. 399 - 419, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/
53yPKgh7jK4sT8FGsYGn7cg/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 10 jul. 2021.
CAFARDO, Renata. MEC autoriza ensino remoto enquanto durar a pandemia.
Jornal Estado de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em:: <https://educacao.
estadao.com.br/noticias/geral,mec-autoriza-ensino-remoto-enquanto-durar-
pandemia,70003546788>. Acesso em: 10 jul. 2021.
FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade e política (Ditos e Escritos, V). Rio de
Janeiro: Forense Universitária, 2004.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINO, Paul
Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária,
2005. p. 231-250.
MARX, Karl. O processo de produção do capital. In. O Capital - crítica da economia
política. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
PINHEIRO, Petrilson. Letramento a distância na (e na pós) pandemia. Revista
Linguagem em Foco, v.12, n.2, 2020. p. 355 - 369. Disponível em: <https://
revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/3603>. Acesso em: 10
jul. 2021.
SANCHEZ, A. V. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2011.
SANTOS, Vera L. M.; PEREIRA, Jasete M. S.; MERCADO, Luís P. L. WhatsApp: um
viés online como estratégia didática na formação de profissional de docentes.
Educação Temática Digital, Campinas, 2016. Disponível em: <https://
periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637398>. Acesso
em: 10 jul. 2021.
SANTOS, Gabriela B. M. et al. Cuidado de si: trabalhadoras da saúde em tempos
de pandemia pela COVID-19. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, n. 3, 2020.
Disponível em: <10.1590/1981-7746-sol00300>. Acesso em: 10 jul. 2021.
SKINNER, Frederic B. Tecnologia do ensino; tradução de Rodolpho Azzi.
Universidade de São Paulo, São Paulo, 1972.
TEIXEIRA, Lara A.; CARVALHO, Wellington R. G. de. SARS-CoV-2 em superfícies:
persistência e medidas preventivas - uma revisão sistemática. Journal Health
Npeps, vol. 5, n. 2, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unemat.br/index.
php/jhnpeps/article/view/4873/3767>. Acesso em: 10 jul. 2021.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos
psicológicos superiores. Organizadores Michael Cole et al. Tradução José Cipolla
Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo:
Martins Fontes, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)