O JOGO E A MATEMÁTICA:

PROBLEMATIZANDO A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO REMOTO E PRESENCIAL

Authors

Keywords:

Matemática, Atividade Orientadora de Ensino, Ensino Remoto Emergencial, Situação Desencadeadora de Aprendizagem

Abstract

O artigo tem por objetivo discutir limites e possibilidades para o ensino da matemática de acordo com os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC) e da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), a partir de um jogo elaborado para o ensino no contexto escolar presencial e adaptado para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para tanto, relataremos esse processo com um jogo de matemática proposto para os anos iniciais do ensino fundamental, elaborado por professores e acadêmicos que fazem parte da Oficina Pedagógica de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (OPM/UEM). Em razão da pandemia, os professores participantes da OPM/UEM se depararam com a necessidade de pensar e buscar alternativas capazes de garantir a função da escola, mesmo em condições adversas em relação ao que se conhecia até então nas escolas e na sociedade. Buscamos identificar, no grupo de participantes envolvidos com a elaboração desse jogo, limites e possibilidades do ensino e a necessidade de que, em toda modalidade de ensino, não se secundarize os princípios teórico-metodológicos que devem ser levados em conta em sua organização, com o objetivo de assegurar a apropriação dos conhecimentos científicos a todos os alunos.

Author Biographies

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente no Departamento de Teoria e Prática da Educação e no Programa de Pós-Graduação da UEM.

Géssica Cristina Coelho, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Jhenifer Licero Schuete Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Tayna Eduarda da Silva Matos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Published

2021-12-25