O JOGO E A MATEMÁTICA:
PROBLEMATIZANDO A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO REMOTO E PRESENCIAL
Keywords:
Matemática, Atividade Orientadora de Ensino, Ensino Remoto Emergencial, Situação Desencadeadora de AprendizagemAbstract
O artigo tem por objetivo discutir limites e possibilidades para o ensino da matemática de acordo com os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC) e da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), a partir de um jogo elaborado para o ensino no contexto escolar presencial e adaptado para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para tanto, relataremos esse processo com um jogo de matemática proposto para os anos iniciais do ensino fundamental, elaborado por professores e acadêmicos que fazem parte da Oficina Pedagógica de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (OPM/UEM). Em razão da pandemia, os professores participantes da OPM/UEM se depararam com a necessidade de pensar e buscar alternativas capazes de garantir a função da escola, mesmo em condições adversas em relação ao que se conhecia até então nas escolas e na sociedade. Buscamos identificar, no grupo de participantes envolvidos com a elaboração desse jogo, limites e possibilidades do ensino e a necessidade de que, em toda modalidade de ensino, não se secundarize os princípios teórico-metodológicos que devem ser levados em conta em sua organização, com o objetivo de assegurar a apropriação dos conhecimentos científicos a todos os alunos.
References
teoria versus prática. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9,
n. 1, p.172-181, ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/
revistagerminal/article/view/15382/14349. Acesso em: 14 jul. 2021.
DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. de. Relato de experiência: Uma narrativa científica
na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1,
p. 223-237, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/
index.php/revispsi/article/view/43015/29664. Acesso em: 14 jul. 2021.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico
individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Caderno Cedes,
Campinas, v. 24, n. 62, p. 64-81, abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.
br/j/ccedes/a/3Nc5fBqVp6SXzD396YVbMgQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em:
2 out. 2021.
LACANALLO, L. F.; MORI, N. N. R. “Psiu, estou jogando!!”: o jogo no ensino da
Matemática. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 49, p. 657-678, jul/
set. 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.
oa?id=189147556008. Acesso em: 2 out. 2021.
LEONTIEV. A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil. In:
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e
aprendizagem. 7. ed. São Paulo: Ícone, 2001. p. 59-83.
MARTINS, L. M. MARSIGLIA, A. C. G. Contribuições para a sistematização da
prática pedagógica na educação infantil. Cadernos de Formação RBCE, [S. l.], v. 6,
n. 1, p. 15-26, mar. 2015. Disponível em: http://www.revista.cbce.org.br/index.
php/cadernos/article/viewFile/2079/1035. Acesso em: 15 jul. 2021.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições
à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tese (Livre-
Docente em Psicologia da Educação) - Faculdade de Ciências da Universidade
Estadual Paulista. Bauru, 2011. 250 p. Disponível em: https://formacaodocente.
files.wordpress.com/2012/09/martins_ligia_-_o_desenvolvimento_do_psiquismo_e_
a_educacao_escolar.pdf. Acesso em: 2 out. 2021.
MOURA, M. O. et al. Atividade Orientadora de Ensino: unidade entre ensino e
aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229,
jan./abr. 2010. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogo
educacional/article/view/3094. Acesso em: 2 out. 2021.
MORAES, S. P. G. de; MOURA, M. O. de. Avaliação do Processo de Ensino e
Aprendizagem em Matemática: contribuições da teoria histórico-cultural.
Bolema, Rio Claro, v. 22, n. 33, p. 97-116, 2009. Disponível em: https://www.
periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2960. Acesso
em: 2 out. 2021.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação
digital onlife. Revista UFG, [S. l.], v. 20, n. 26, 2020. 35 p. Disponível em: https://
www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 10 maio 2021.
MOURA, M. O.; ARAUJO, E. S.; SERRÃO, M. I. B. Atividade Orientadora de Ensino:
fundamentos. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. 411-430, 2018. Disponível em:
https://core.ac.uk/download/pdf/231197716.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.
PINHEIRO, S. N. S. Pesquisa sobre o jogo na psicologia Histórico-Cultural. X
Amped Sul, Florianópolis, out. 2014. 16 p. Disponível em: http://xanpedsul.faed.
udesc.br/arq_pdf/1267-1.pdf. Acesso em: 2 out. 2021.
SOTO, C. ‘Minecraft’: como jogo independente se tornou uma das maiores
franquias do mundo. G1, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/
games/noticia/2020/06/09/minecraft-como-jogo-independente-se-tornou-uma-
das-maiores-franquias-do-mundo.ghtml. Acesso em: 20 de jul. de 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)