A DOCÊNCIA E O ENSINO TÉCNICO
Abstract
Este trabalho objetiva identificar as representações sociais dos professores do en-
sino técnico sobre o ser docente. O método é descritivo, de abordagem qualitativa,
tendo como referencial a Teoria das Representações Sociais (TRS). Utiliza a entre-
vista semiestruturada para a coleta de dados, tendo como base a questão nortea-
dora: “Fale sobre seu histórico profissional. Como você se tornou docente?”.
Participam da pesquisa dez docentes de uma instituição de ensino privada. Os
dados foram analisados de acordo com a Metodologia do Discurso do Sujeito
Coletivo e levaram ao desenvolvimento de um discurso com a seguinte ideia cen-
tral: “Nunca me imaginei docente”. O discurso trazia, em seu conteúdo, represen-
tação social (RS) que se ancorava na ideia da docência como vocação. Diante disso,
este estudo mostra a necessidade de reflexão a respeito da importância, na for-
mação em educação, dos professores de instituições de ensino técnico, contri-
buindo assim para o exercício de uma docência mais consciente e menos intuitiva.
Palavras-chave: Representações sociais. Docente. Ensino técnico.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)