O ENSINO DE FILOSOFIA NO RECÔNCAVO SUL
Abstract
Este texto descreve projeto de pesquisa O ensino de Filosofia em Amargosa e no Vale do Jequiriçá, que tem como finalidade principal diagnosticar a situação em que se encontra o ensino da filosofia nas escolas do nível médio do Recôncavo Sul e como está se dando este ensino nas universidades. A responsabilidade de “filósofo profissional” nos deixa abertos para novas possibilidades, cabendo a nós mesmos analisar as novidades de maneira criteriosa e crítica, para que, ao verificar sua serventia, esta possa ser usada no sentido de partilhar saberes com outros ou de produzir novos saberes para o uso comum, o que reconduz a filosofia ao ponto de destaque que sempre ocupou de prestadora de serviço da humanidade. O método utilizado na pesquisa será a fenomenologia e a descrição semiótica, pois esta visa focalizar ações, pensamentos e estruturas deônticas para vislumbrar as contradições por meio de análise dos discursos implícitos nas entrevistas de professores, gestores e alunos do ensino médio, confrontando-as com os discursos dos formadores universitários.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)