AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: ESTUDOS SOBRE AS MISSÕES DE UNIVERSIDADE BRASILEIRAS E SUAS (IM)PERTINÊNCIAS
Abstract
Este artigo tem como objetivo caracterizar a concepção institucional da universidade brasileira contemporânea, através da análise de suas missões, enquanto razão de existência e, portanto, um dos referenciais para a avaliação e planejamento de seu desenvolvimento institucional. Com base no exame das missões de sessenta e quatro universidade s (35% do total de 183 universidades), foi elaborada uma estrutura de análise para missões tendo como método a “Análise de Conteúdo” conforme Bardin (1977). Com esse método foram identificados os principais referentes, enquantoelementos, funções ou estruturas, objetivando criar categorias de análise, destacando aquelas categorias mais freqüentes e, caracterizando assim uma concepção institucional mais presente na universidade brasileira. Assim, após apresentar considerações sobre o cenário em que se insere a universidade, como resultado, o presente estudo destacou, dentre vinte categorias de análise identificadas, que a universidade justifica sua existência propondo ou oferecendo: 1°) “Ensino, Pesquisa e Extensão”, 2°) “Saber e Conhecimento”, 3°) “Formação Humanística e Profissional”; com os seguintes objetivos ou propósitos: 1°) “Desenvolvimento e Progresso”, 2°) “Sociedade e Comunidade”, 3°) “Inclusão Social e Cidadania”.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)