O MEMORIAL COMO ELEMENTO FORMADOR NA SISTEMATIZAÇÃO, NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO NO CAMPO
Abstract
Artigo resultante da prática do projeto “Educação do campo,” orientados pelas diretrizes operacionais para a educação básica, nas escolas do campo, a serem observadas nos projetos das Instituições que integram os diversos sistemas de ensino, as quais reconhecem o modo próprio de vida social e de utilização de espaço do campo; como fundamentais em sua diversidade para a constituição da identidade da população rural e de sua inserção cidadã. Tem como objetivo apresentar reflexões sobre conceitos teóricos sobre o memorial formativo, utilizado como instrumento de avaliação. Neste sentido, recorreu-se metodologicamente a pesquisa do tipo documental, bem como a bibliográfica. São apresentados exemplos produzidos por meio de conhecimentos empíricos, por alunos do curso de Licenciatura em educação do campo, no município de São Sebastião da Boa Vista, localizado na Ilha do Marajó, Estado do Pará, vivenciados em sala de aula; acerca de reflexões do cotidiano escolar, assim como da integração teoria e prática Por meio dos quais foi possível verificar uma maior e melhor interação educador/educando; demonstrando que sua produção permite sistematizar as principais etapas de desenvolvimento da prática pedagógica, o que poderá contribuir de forma significativa para o aperfeiçoamento do processo de produção de novos saberes e conhecimentos, sobre a educação do campo, na “Amazônia paraense.”Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)