CONCEPÇÕES SOBRE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
UM ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.88672Keywords:
inclusão escolar, transtorno do espectro autista, revisão integrativaAbstract
Objetivou-se investigar e conhecer concepções da comunidade escolar e acadêmica sobre os
estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de uma revisão integrativa de
189 artigos com esse tema publicados nos últimos 11 anos nas seguintes bases: Portal de
Periódicos CAPES e Index-Psi. A análise qualitativa dos dados apontou que o TEA é
culturalmente representado como uma condição psicopatológica; no campo educacional, o
estudante é concebido como alguém adoecido mentalmente, sendo que essa condição impacta
sua capacidade de aprender. Inclusive, as pesquisas relatam, com maior frequência, o
atendimento terapêutico ou psicopedagógico centrado nos estudantes. Esse contexto permitiu
debater sobre fragilidades no processo de inclusão educacional desse público, pois o princípio
de inclusão orbita na transformação sociocultural, e não somente na adaptação dos sujeitos ao
meio em que vivem. Por fim, reiterou-se que são necessárias ações de formação de
professores e desconstrução de estigmas relacionados às pessoas com TEA.
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