FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENFERMEIRO PARA ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE ENFERMAGEM
UM BREVE ESTADO DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.91775Keywords:
formação pedagógica, ensino de enfermagem, estado do conhecimentoAbstract
O presente artigo tem por objetivo expor o estado do conhecimento da formação pedagógica do enfermeiro para atuação docente no ensino de enfermagem, buscando conhecer, através de outras indagações, seus olhares sobre o tema em questão e apontar caminhos ainda a serem trilhados em novas investigações. A metodologia utilizada envolveu uma pesquisa exploratória com consulta a teses e/ou dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC), resultando em 20 trabalhos analisados, a maioria deles de abordagem qualitativa. O processo analítico se deu a partir de um estudo tipo estado do conhecimento, focando as categorias de análises, a saber: problemática, teorias, metodologias, resultados e conclusões. Os trabalhos revisados evidenciaram uma preocupação em torno da formação e do aprendizado do enfermeiro para o ensino/docência, assim como os saberes e competências necessários à prática docente. Como resultados e aspectos conclusivos, as pesquisas trazem a necessária formação inicial em enfermagem, com ênfase na preparação pedagógica, e as dificuldades existentes e vivenciadas pelo enfermeiro-docente, revelando-se, enquanto desafio, o imperativo desenvolvimento de novas pesquisas que busquem potencializar a compreensão sobre processos de inclusão e exclusão curricular de conteúdos pedagógicos do currículo do seu curso.
References
ALMEIDA, A.H; SOARES, C.B. Ensino de educação nos cursos de graduação em enfermagem. Revista brasileira de enfermagem, v. 63, n. 1, p.111-116, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/XhSNqG3GcT4MXwJhMWZLQ8j/?lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2022.
ANTUNES, C. Como desenvolver as competências em sala de aula. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
ARAUJO, L. S. L. R. Cartografando interseções entre a formação e a prática do enfermeiro docente. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2017.
BORBA, K. P. Desenvolvimento profissional docente: um estudo com professores enfermeiros universitários. 2017. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de PósGraduação em Enfermagem em Saúde Pública, Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2017.
BRAINER, S. A. B. Competências docentes: o olhar dos professores do ensino técnico de enfermagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Caruaru.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde (CNS). Resolução nº 573, de 31 de janeiro de 2018. Recomendações do Conselho Nacional de Saúde à proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de graduação Bacharelado em Enfermagem. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso573.pdf. Acesso em: 12 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 583/2001. Orientação para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Brasília, DF, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/maiseducacao/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12986-orientacoes-gerais. Acesso em: 20 abr. 2022.
CARARO, E. F. F; LOUREIRO, D. Z; KLUBER, T. E. Metodologias de pesquisa em investigações sobre a formação de professores que ensinam matemática. Hipatia, v. 5, n. 1, p.143-154, 2020. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/download/1516/998. Acesso em: 8 maio 2022.
CHAVES, M. J. O ser enfermeiro e o ser docente: entrelinhas dos discursos e significados da formação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Mossoró, 2021.
CHICHARO, S. C. R. et al. Significado de competências pedagógicas na formação docente de enfermagem: um estudo fenomenológico. Rev. Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 29, 2021. Disponível em: https://go.gale.com/ps/i.do?id=GALE%7CA695144857&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=01043552&p=AONE&sw=w&userGroupName=anon%7E1390afab. Acesso em: 12 dez. 2022.
CLAPIS, M. J. et al. A inserção profissional de enfermeiros licenciados: um estudo de egressos. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 55, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/vNZqyDrfxtBykbBrvRmqVjs/?lang=pt. Acesso em: 28 dez. 2022.
CORREIA, J. C.; MORAES, L. C. S. Os saberes da experiência e a sua influência na formação dos professores do curso de hotelaria da UFMA. Revista Contrapontos -Eletrônica, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 130-139, 2013. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/4443. Acesso em: 22 abr. 2022.
COSTA e SILVA, D. L. F. C. O docente na área da saúde: a formação pedagógica para o enfermeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2019.
CRUZ, C. C. Princípios Orientadores da docência em enfermagem nos estágios da educação de nível médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública) – Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto,
2020.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, [S. l.], v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2022.
FILHA, C. M. D. C. Formação pedagógica de enfermeiros docentes dos cursos de técnico em enfermagem. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós- Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020.
FRANCISCO, B. S. Formação docente de enfermeiros que atuam em cursos de especialização em enfermagem obstétrica. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
FRANCO, M. A. R. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Estud. Pedagog, v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 abr. 2022.
FRANCO, M. T.; FERNANDES, M. T. C.; MILLÃO, L. F. Perfil de enfermeiros-professores da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. Saúde Coletiva, [S. l.], v. 10, n. 56, p. 3164-3169, 2020. Disponível em: https://revistas.mpmcomunicacao.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/903#:~:text=Conclus%C3%B5es%3A%20Os%20enfermeiro%2Dprofessores%20s%C3%A3o,pouca%20forma%C3%A7%C3%A3o%20e%20experi%C3%AAncia%20docente. Acesso em: 23 abr. 2022.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução de Francisco Pereira. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.
GUARESCHI, A. P. D. F. Avaliação da Formação e das Práticas Pedagógicas do Docente de Enfermagem. 2015. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MANHÃES, L. S. P; TAVARES, C.M. M. Formação do enfermeiro para atuação na docência universitária. Min. Enferm, [S. l.], v. 24, 2020. Disponível em:
https://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1469. Acesso em: 28 dez. 2022.
MAZUR, S. M. Formação pedagógica para professores de um curso técnico em enfermagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
NASCIMENTO, A. T. P.; PINHO, M. J. S. De enfermeiro(a) a professor(a): trajetórias de profissionalidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2493–2508, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13886. Acesso em: 22 abr. 2022.
NÓVOA, A. Professores: o futuro ainda demora muito tempo? In: NÓVOA, A. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PAZ, L. S. Enfermeiros docentes do curso técnico de enfermagem nas escolas estaduais de educação profissional do ceará: formação e práticas pedagógicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fortaleza, 2018.
PEREIRA, J. A. O enfermeiro e a formação pedagógica na área da saúde: construindo uma identidade docente. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2019.
PEREIRA, G; ORTIGÃO, M. I. R. Pesquisa quantitativa em educação: algumas considerações. Periferia educação, cultura e comunicação, [S. l.], v. 8, n.1, p. 66-79, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/27341. Acesso em: 25 abr. 2022.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PHILBERT, L. A. S. Proposição sobre a formação e a identidade docente em Enfermagem. 2013. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ciências, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2013.
PICOLLI, S. M; MORAES, R. Ensinar e aprender pela pesquisa: um desafio para uma formação continuada de professores. Revista ciências humanas, [S. l.], v. 7, n. 8, p. 91-105, 2006. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/284. Acesso
em: 29 dez. 2022.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.
PORLÁN ARIZA R. et al. Conocimiento professional y epistemología de los professores I: teoría, métodos e instrumentos. Enzeñanza de las Ciências, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 155-171, 1997. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21488. Acesso em: 28 maio 2022.
RIBEIRO-BARBOSA, J. C. et al. De repente, professor! Caminhos percorridos pelos enfermeiros em busca da formação docente. Texto & Contexto Enfermagem, [S. l.], v. 31, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1361170. Acesso em: 9 out. 2022.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, [S. l.], v. 6, n. 6, p. 37-50, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.
SACRISTÁN, Gimeno; GÓMEZ, Pérez A.I. Compreender e transformar o ensino. 4ª ed. São Paulo: Artmed, 1999.
SALVADOR, P.T.C.O. et al. Ensino de enfermagem: por onde caminham as pesquisas brasileiras de enfermagem. Rev. Enferm. UERJ, [S. l.], v. 25, p. 1-7, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/21469. Acesso em: 8 maio 2022.
SGARBI, A. K. G. et al. Enfermeiro docente no ensino técnico em enfermagem. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 4, n. 1, p. 254-273, jan./abr., 2018. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo1413388-enfermeiro-docente-ensino-t%C3%A9cnicoem-enfermagem. Acesso em: 22 abr. 2022.
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, v. 4, n. 2, 2015. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293/297. Acesso em: 7 abr. 2022.
SILVA, A. P. N; SOUZA, R. T; VASCONCELLOS, V. M. R. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/37452. Acesso em: 22 abr. 2022.
SILVA, V. O; PINTO, I. C. M. Produção científica sobre docência em saúde no Brasil. Saúde debate, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 134-147, 2019. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/sdeb/a/g6RW4s8zJfqZpSfvpdWrCYk/?lang=pt#:~:text=A%20regi%C3%A3o%20Sudeste%20foi%20a,docente%20(18%2C2%25). Acesso em: 2 maio 2022.
SIMÕES, L. L. F. Saberes docentes e formação pedagógica de professores enfermeiros: um estudo de caso. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019.
SOARES, F. A. Expansão e distribuição da Educação Superior em Enfermagem no Brasil: desafios e perspectivas. 2021. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, 2021. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/3477. Acesso em: 8 maio 2022.
SOUZA, D. M. Preparo do enfermeiro para a docência na educação profissional técnica de nível médio sob a ótica de Lee Shulman. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
TARDIF, M.; GAUTHIER, C. O saber profissional dos professores: fundamentos e epistemologia. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE O SABER DOCENTE, 1., 1996, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFC, 1996.
THERRIEN, Jacques. Parâmetros de pesquisa científica do pesquisador de sua práxis docente – articulando didática e epistemologia da prática. In: ENDIPE, 12., 2014. Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, 2014.
TRECENTE, F. M. O. A formação pedagógica do enfermeiro no ensino de enfermagem: análise de documentos oficiais. 2017. Dissertação ( Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2017.
VIANA, C. D. M. R. Formação pedagógica dos docentes enfermeiros: a pesquisa como mediadora da prática professoral e da sua reflexividade crítica. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019.
VILLEGAS, M.; BALAGUERA, E.; GARCÍA ROZO, M.; GONZÁLEZ, F. E. Discurso de la Niñez Sujeto sobre la Migración Forzada. Ciencia y Sociedad, [S. l.], v. 46, n. 4, p. 49-67, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8227832. Acesso em: 2 maio 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Marlison Diego Melo da Silva, Maria Margarita Villegas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)