OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO DE MÚSICA E OS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS DO IFRN
ALGUMAS CONEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.91951Keywords:
Educação profissional, Pedagogia da música, Documentos institucionais , Filosofia da práxisAbstract
A oferta de um curso técnico em instrumento musical na forma subsequente, articulado aos documentos institucionais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN é o objeto do presente estudo. Com o objetivo de discutir criticamente a presença deste curso em uma cidade interiorana, este trabalho se justifica pela presença da música nos arranjos produtivos locais na cidade em que se encontra. A metodologia para este trabalho, que é qualitativa, buscou, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, realizar um trabalho exploratório que trouxe as principais articulações entre a efetiva presença de um curso técnico subsequente aos documentos institucionais. Verifica-se nesta articulação o fortalecimento da atividade docente, principalmente pela Filosofia da Práxis.
References
ARAÚJO, R. M. de L.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015.
ARAUJO, R. L.; COSTA, A. M.; SANTOS, M. T. Organização do trabalho pedagógico e ensino integrado. Revista Trabalho Necessário, Niteroi, v. 11, n. 17, p. 01-37, 2013.
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2. ed. Brasília, DF: Senado Federal, 2018.
BRASIL. Lei 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 3 maio 2026.
CHAGAS, E. F. A determinação dupla do trabalho em Marx: trabalho concreto e trabalho abstrato. [S.l.: s. n.], 2011. Disponível em: http://marxismo21.org. Acesso em: 17 jun. 2023.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Organização didática do IFRN. Natal: IFRN, 2012a.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto pedagógico do curso técnico de nível médio em instrumento musical na forma subsequente presencial. Natal: IFRN, 2021.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto político-pedagógico do IFRN: uma construção coletiva: documento base: versão para consulta pública à comunidade acadêmica do IFRN. Natal: IFRN, 2012b.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Proposta de trabalho das disciplinas nos cursos técnicos de nível médio integrado regular e na modalidade EJA. Natal: IFRN, 2012c.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRN 2019 - 2016. Natal: IFRN, 2023.
KRAEMER, R.-D. D. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, v. 11, n. 16/17, p. 50-73, abr./nov. 2000.
LIMA FILHO, D. L. As inter-relações trabalho, tecnologia e cultura: bases para a formação integral na Educação Profissional e Tecnológica. In: LIMA FILHO, D. L.; SANTOS, J. D. G. dos; NOVAES, H. T. (org.). Educação profissional no Brasil do século XXI: políticas, críticas e perspectivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023. v. 2. p. 25-47.
MOURA, D. H. Algumas possibilidades de organização do ensino médio a partir de uma base unitária: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS, 1., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Ministério da Educação, 2010. p. 01-14. Obtido em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=16110, acesso em 01/09/2023.
PACHECO, J. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. Os campos do currículo e da didática. In: OLIVEIRA, M. R. N. S.; PACHECO, J. A. (org.). Currículo, didática e formação de professores. Campinas: Papirus, 2013. v. 1. p. 21-44.
RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. In: SEMINÁRIO SOBRE ENSINO MÉDIO, 1., 2007, Natal. Anais [...]. Natal: Seduc, 2007. p. 01-26. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.
SANTOS, Ana Roseli Paes. Etnopedagogia musical: possibilidade de ressignificar práticas educativas. In: SANTOS, Ana Roseli Paes dos; STHEPANI, Adriana Demite; SANTOS, Wilson Rogério dos (org.). Educação, cultura e etnodesenvolvimento: saberes em diálogo. Palmas: EDUFT, 2019. p. 11-26.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. v. 5.
SILVA, K. C. P. C. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipatória. Rev. Ciências Humanas, Frederico Westphalen, RS, v. 18, n. 2, set./dez. 2017.
SOUZA, J. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 12, n. 10, p. 7-11, 2004.
VÁZQUES, A. S. O que é práxis. In.: VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007. p. 109-173.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Artur Fabiano Araújo de Albuquerque, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Elda Silva do Nascimento Melo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)