APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA

DESAFIOS PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS E INFORMATIVAS ENTRE PESSOAS IDOSAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94498

Keywords:

Aprendizagem, envelhecimento, desigualdade social

Abstract

A promoção da aprendizagem é relevante no aumento de repertório para lidar com as adversidades. Com isso, o presente estudo objetivou discutir a relevância da aprendizagem para o idoso com enfoque nos benefícios, potencialidades e dificuldades. Consistiu em um estudo descritivo, transversal e qualitativo, realizando uma revisão narrativa da literatura. A captação de materiais foi realizada por meio de plataformas de buscas utilizando os descritores “aprendizagem”, “envelhecimento” e “desigualdade social”. Observou-se que a aprendizagem necessita de diferentes recursos, proporciona benefícios e, ao longo da vida, auxilia na adaptação diante das demandas ocasionadas pelo envelhecimento. Porém, as desigualdades sociais se tornam uma problemática que pode ser um impeditivo ao acesso a essas modalidades de atividades entre pessoas idosas. Concluiu-se ser relevante fomentar atividades que promovam a aprendizagem entre idosos, porém, considerando as especificidades para a sua efetividade.

Author Biographies

Jeniffer Ferreira Costa , Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Psicóloga.

Thais da Silva-Ferreira , Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Psicóloga.

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Doutorando e Mestre do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu (USJT).

José Maria Montiel , Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu (USJT). Psicólogo.

References

BARBOSA-FOHRMANN, Ana Paula; ARAÚJO, Luana Adriano. O direito à educação ao longo da vida no art. 25 do Estatuto do Idoso. REI-Revista Estudos Institucionais, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 147–170, 2019.

BARROS, Rita; MONTEIRO, Angélica; LEITE, Carlinda. Autoestima e motivação para aprender online: o caso de mulheres reclusas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 116, p. 837–857, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003035. Acesso em: 20 fev. 2024.

BATTINI, Elissa; MACIEL, Evelise Martinelli; FINATO, Mariza da Silva Santos. Identificação de variáveis que afetam o envelhecimento: análise comportamental de um caso clínico. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 23, p. 455–462, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2006000400013. Acesso: 10 mar. 2024.

BAUMEISTER, Roy F. Writing a literature review. In: PRINSTEIN, Mitchell J. (org.). The portable mentor: expert guide to a successful career in psychology. 3. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

BRASIL. Lei nº 10.741, de 1 de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/

/l10.741.htm. Acesso em: 15 fev. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.535, de 15 de dezembro de 2017. Altera o art. 25 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), para garantir aos idosos a oferta de cursos e programas de extensão pelas instituições de educação superior. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13535.htm#:~:

text=LEI%20N%C2%BA%2013.535%2C%20DE%2015,pelas%20institui%C3%A7%C3%B5es%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20superior. Acesso em: 15 fev. 2024.

CASCAIS, Maria das Graças Alves; TERÁN, Augusto Fachín. Educação formal, informal e não formal na educação em ciências. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 1-10, 2014.

COLELLA, Tânia Lúcia Amorim; RODRIGUES, Janine Marta Coelho. Educação para pessoa idosa e suas especificidades: uma tessitura em construção. Contribuciones a las Ciencias Sociales, Espanha, v. 17, n. 1, p. 1274–1291, 2024.

DE PAULA, Sandra Regina; FARIA, Moacir Alves de. Afetividade na aprendizagem. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 1, n. 1, 2010. Disponível em: https://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdfs/sandra.pdf. Acesso em: 6 mar. 2024.

FERRARI, Rossella. Writing narrative style literature reviews. Medical Writing, v. 24, n. 4, p. 230–235, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1179/2047480615z.000000000329. Acesso em: 5 fev. 2024.

FERREIRA, Dayara da Silva; BERNARDO, María Helena de Jesus. Caracterização de idosos de um grupo educativo: a importância da participação social no envelhecimento. Figueiró dos Vinhos: FEC, 2023.

FERREIRA, Laryssa Dayanna Costa; DEMOLY, Karla Rosane do Amaral; PEREIRA, Yákara Vasconcelos. Transformações cognitivas nas trajetórias de envelhecimento e longevidade em Saúde Mental. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 28, e230122, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/interface.230122. Acesso em: 26 mar. 2024.

FLAUZINO, Karina de Lima et al. Letramento digital para idosos: percepções sobre o ensino-aprendizagem. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, e104913, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236104913. Acesso em: 28 mar. 2024.

GEIB, Lorena Teresinha Consalter. Determinantes sociais da saúde do idoso. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, p. 123-133, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000100015. Acesso em: 19 fev. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2022: número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4% em 12 anos. 27 de outubro de 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38186-censo-2022-numero-de-pessoas-com-65-anos-ou-mais-de-idade-cresceu-57-4-em-12-anos#:~:text=Os%2010%2C9%25%20alcan%C3%A7ados%

em,percentual%20encontrado%20nos%20Censos%20Demogr%C3%A1ficos. Acesso em: 15 mar. 2024.

KASSULKE, Adelaide; SOARES, Antonio Vinícius. Envelhecimento: aprendizagem e vivência sob a perspectiva de Erikson. Revista Confluências Culturais, v. 11, n. 2, p. 72–82, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21726/rcc.v11i2.1811. Acesso em: 20 mar. 2024.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

LOPES, Marlus Geizer Pereira et al. Envelhecimento populacional: desafios e estratégias na integração da geriatria com a saúde coletiva. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, Macapá, v. 6, n. 1, p. 114-123, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n1p114-123. Acesso em: 16 mar. 2024.

MATOS, Sara Azevedo et al. Aprendizagem como fator de influência na qualidade de vida de pessoas idosas. Scientia Generalis, v. 2, n. 2, p. 281-288, 2021. Disponível em: https://www.scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/207. Acesso em: 22 fev. 2024.

MENDES, José. Envelhecimento(s), qualidade de vida e bem-estar. In: DE MATOS, Tallys Newton Fernandes (org.). A psicologia em suas diversas áreas de atuação, v. 3, Curitiba: Atena Editora, 2020, p. 132-144. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jose-Mendes-11/publication/342365705_Envelhecimentos_qualidade_de_vida_e_bem-estar/links/5ef12f56a6fdcc73be96b4c5/Envelhecimentos-qualidade-de-vida-e-bem-estar.pdf. Acesso em: 3 mar. 2024.

MOTTA, Ana Maria de Almeida. Programa de habilidade de solução de problemas interpessoais para crianças com dificuldades de aprendizagem e de comportamento. Dissertação (Mestrado em Medicina) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2003.

OGASSAVARA, Dante et al. Concepções e interlocuções das revisões de literatura narrativa: contribuições e aplicabilidade. Ensino & Pesquisa, v. 21, n. 3, p. 8-21, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7646. Acesso em: 25 mar. 2024.

OGASSAVARA, Dante et al. Conjunturas motivacionais no contexto educacional: interfaces para a aprendizagem. Rev. Psicopedagogia, São Paulo, v. 40, n. 122, p. 239-244, 2023. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v40n122

a10.pdf. Acesso em: 21 mar. 2024.

OGASSAVARA, Dante et al. Diálogo sobre o aprender: envelhecimento e educação não formal. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, p. e023003, 2023. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16524. Acesso em: 3 mar. 2024.

PÁDUA, Gelson Luiz Daldegan. A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV, n. 2, p. 22–35, 2009.

PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1985.

RESER, Aline Rodrigues et al. RPG imersiva saúde do idoso: uma nova possibilidade de construção de aprendizagem em saúde? Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Porto Alegre, v. 27, e230214, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5753/sbgames_

estendido.2021.19726. Acesso em: 13 mar. 2024.

RODRIGUES, Phillipe Ferreira et al. Condições socioeconômicas e prática de atividades físicas em adultos e idosos: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 22, n. 3, p. 217-232, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.12820/rbafs.v.

-232. Acesso em: 10 mar. 2024.

SLOANE-SEALE, Atlanta; KOPS, Bill. Relação entre aprendizagem dos idosos e envelhecimento bem-sucedido. Revista Fragmentos de Cultura-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, v. 22, n. 1, p. 25-36, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.18224/frag.v22i1.2284. Acesso em: 14 fev, 2024.

SOUZA, Francisca Alves; ROCHA, Gabriel Kafure; SANTOS, Debora Maria. A educação não formal e sua contribuição para a comunicação e formação social do sujeito. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 49, p. 723–740, 2024. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3243. Acesso em: 3 mar. 2024.

TCHAMYOU, V. S. Education, lifelong learning, inequality and financial access: evidence from african countries. Contemporary Social Science, v. 15, n. 1, p. 7-25, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21582041.2018.1433314. Acesso em: 23 fev. 2024.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Published

2024-11-23