A DEMOCRACIA NO ÂMBITO DO CONSELHO ESCOLAR

UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i85.72458

Palabras clave:

Conselho escolar, Gestão democrática, Escola pública

Resumen

Este artigo visa refletir sobre a atuação do Conselho Escolar a partir da visão de gestores de três escolas públicas de Ensino Fundamental (séries iniciais) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, analisando sua função, importância, o papel do gestor, bem como as ações desse Conselho no cotidiano
escolar. O estudo é de natureza qualitativa, documental e de campo. Os fundamentos teóricos que abordam democracia, gestão escolar, Conselho Escolar e escola pública foram pautados em Apple e Beane (1997), Cabral Neto (2009), Cury (2005), Dourado (2007), Libâneo (2017), entre outros. Os resultados apontam que as escolas públicas analisadas estão em constante atualização, promovendo mudanças de hábitos e posições, e nesse percurso têm adotado como cultura escolar as práticas coletivas de democracia. As conclusões ressaltam que o Conselho Escolar tem se constituído em um importante espaço de exercício da democracia, tendo em vista o envolvimento e a participação dos representantes da comunidade escolar, o que reflete, democraticamente, nos modos de pensar e agir. Portanto, os gestores atuantes das escolas/instituições de ensino pesquisadas vêm assumindo um caráter democrático no Conselho Escolar, expressando-se criticamente em prol da transformação da escola pública.

Biografía del autor/a

Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora, mestra e graduada em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). PhD em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora efetiva da Faculdade de Educação da UnB.

Erika Rodrigues de Freitas, Universidade de Brasília (UnB)

Mestra em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (DF).

Simone da Conceição Rodrigues da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Fortium. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (DF).

Lívia Gonçalves de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB)

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação e em Letras-Português pela Faculdade Projeção. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (DF).

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Publicado

2021-11-17

Número

Sección

Artigos