RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA PERCEPÇÃO DE EDUCADORES-FORMADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v43i85.72474Palabras clave:
Relação escola-família, Educação infantil, Formação continuada, Ensino fundamentalResumen
Sendo escola e família instituições com formas de ensino diferentes, porém com objetivos semelhantes no que diz respeito ao desenvolvimento da criança, nota-se a necessidade de aproximação entre elas. O objetivo deste artigo é apresentar as percepções de educadores-formadores e coordenadores pedagógicos da educação infantil de uma rede municipal de ensino acerca das funções da família e sobre a importância da relação escola-família. Para isso, contou com a aplicação de questionários em um grupo de estudos e a análise desses dados com base no conceito de unidades significativas da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados nos mostram que, apesar de haver avanços na compreensão da importância da relação, ainda há alguns pontos a serem enfrentados em prol da organização das práticas pedagógicas com as crianças em ambas as instituições. Além disso, percebe-se a necessidade de aproximação também entre os níveis da educação dentro da própria rede de ensino para que alinhem suas similaridades, amenizando a forte ruptura de um nível para outro e a culpabilização das fragilidades formativas da criança direcionadas ao grupo familiar ou ao outro nível de escolarização frequentado.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes
curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_
2012.pdf. Acesso em: 3 jul. 2021.
CORDEIRO, F. O. A função social da escola: relação família-instituição e suas
tensões na ação compartilhada. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) –
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em: http://
tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4041. Acesso em: 3 jul. 2021.
GOMES, J. V. Relações família e escola: continuidade/descontinuidade no
processo educativo. Ideias, São Paulo, n. 16, p. 84-92, 1993. Disponível em:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/coe_a.php?t=004. Acesso em: 3 jul. 2021.
GOMES, J. V. Socialização primária: tarefa familiar? Cadernos de Pesquisa, São
Paulo, n 91, p. 23-30, nov. 1994. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/
index.php/cp/article/view/876. Acesso em: 3 jul. 2021.
KISSMANN, L. Relação família e escola na educação infantil: implicações e
construções nos processos educacionais. 2014. Monografia (Especialização em
Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Tio Hugo, RS, 2014.
Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/12012. Acesso em: 3 jul. 2021.
KRAMER, S. A infância e sua singularidade. In: BRASIL. Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações
para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2. ed. Brasília: MEC/SEB, 2007,
p. 13-23.
KRAMER, S.; ABRAMOVAY, M. O rei está nu: um debate sobre as funções da préescola. In: SOUZA, S. J.; KRAMER, S. Educação ou tutela?: a criança de 0 a 6 anos.
São Paulo: Loyola, 1988. p. 21-33.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São
Paulo: Ática, 1997.
OLIVEIRA, C. B. E.; MARINHO-ARAUJO, C. M. A relação família-escola: intersecções
e desafios. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 27, n. 1, p. 99-108, mar. 2010.
DOI: 10.1590/S0103-166X2010000100012. Disponível em: http://www.scielo.br/
scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2010000100012&lng=en&nrm=iso.
Acesso em: 3 jul. 2021.
PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo:
Xamã, 2000.
PEREZ, M. C. A. Família e escola na contemporaneidade: fenômeno social. Revista
Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 4, n. 3, p. 1-16, 2009.
PEREZ, M. C. A. Família-escola: discutindo finalidades, rupturas e desafios no
processo educativo. In: CAPELLINI, V. L. M. F. (org.). Práticas em educação
especial e inclusiva na área da deficiência mental. Bauru: MEC/FC/SEE, 2008.
p. 1-28.
PEREZ, M. C. A. Infância e escolarização: discutindo a relação família, escola e as
especificidades da infância na escola. Práxis Educacional, Vitória da Conquista,
v. 8, n. 12, p. 11-25, jan./jun. 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/
index.php/praxis/article/view/684. Acesso em: 3 jul. 2021.
PEREZ, M. C. A. Infância, família e escola: práticas educativas e seus efeitos no
desempenho escolar de crianças das camadas populares. São Carlos: Suprema, 2007.
SOUZA, C.; PEREZ, M. C. A. Análise das percepções de educadoras da educação
infantil (0 a 5 anos) acerca da relação escola-família. Cadernos da Pedagogia, São
Carlos, v. 13, n. 26, p. 75-90, out./dez. 2019. Disponível em: http://www.
cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1248. Acesso em: 3
jul. 2021.
TANCREDI, R. M. S. P.; REALI, A. M. M. R. Visões de professores sobre seus alunos:
um estudo na área da educação infantil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24.,
2001. Anais [...]. 2001. p. 1-16.
TARDIF, M. O trabalho docente hoje: elementos para um quadro de análise. In:
TARDIF, M.; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da
docência como profissão de interações humanas. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
p. 15-54.
VAILLANT, D.; MARCELO, C. M. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma
aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)