A ETNOMATEMÁTICA E O SISTEMA DE MEDIDAS DOS RIBEIRINHOS DO BAIXO TOCANTINS
Resumen
Este artigo resulta da proposição de estudos do Sistema de Medidas para turmas
do ensino fundamental II em escolas ribeirinhas do Baixo Tocantins, município de Cametá (PA), tendo como objetivo estruturar propostas de atividades relacionando conceitos do Sistema Métrico Internacional com os saberes tradicionais de medição praticados nestas comunidades ribeirinhas. Nesse sentido, tomamos como referência o cotidiano e as práticas sociais dessas comunidades para o desenvolvimento de estratégias metodológico-didáticas de ensino e aprendizagem da Matemática escolar, dialogando, assim, com os valores da cultura tradicional destas localidades. As reflexões teóricas estão fundamentadas nas discussões de D’Ambrosio (1996, 2001, 2005) e Teresa Vergani (2000, 2007), que trazem importantes contribuições na inserção da cultura e do cotidiano do aluno no contexto do ensino e da aprendizagem de conceitos matemáticos nos ambientes de escolarização. O presente estudo se constitui em uma abordagem qualitativa de pesquisa, na perspectiva da etnomatemática. Caracteriza-se como uma investigação do tipo estudo de caso. Nesse sentido, os resultados apontam a importância da etnomatemática como uma abordagem que contribui para o ensino e aprendizagem da matemática,
como também orienta a formação cidadã dos educandos, pois valoriza a cultura, os sujeitos e sua identidade, bem como suas formas de pensar e agir, próprias do seu meio sociocultural.
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