A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/2003 NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DA BAHIA
Resumen
Neste estudo, foi analisada a implementação da Lei no 10.639/2003 numa escola municipal de Jequié (BA), dando-se especial atenção aos principais desafios enfrentados pelos educadores na realização de tal tarefa. Para a coleta de dados foi utilizada a metodologia qualitativa, com uso da técnica de entrevista semiestruturada e leitura do projeto político-pedagógico da escola, permitindo assim um olhar crítico e reflexivo acerca dos enlaces que envolvem a discussão e a efetivação da referida temática neste espaço. Notou-se que a falta de materiais pedagógicos para o desenvolvimento das discussões sobre o ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira ainda é um problema que a instituição enfrenta. Nesse sentido, destacou- -se que a formação continuada dos educadores é crucial para que o ensino dessa temática seja mais contundente no ambiente escolar, especialmente na produção de materiais didáticos para serem trabalhados no cotidiano das aulas. Compreende-se que profissionais bem formados também na temática das relações étnico-raciais podem cooperar para o reconhecimento, a valorização e o fortalecimento das contribuições de matriz africana na formação da nação brasileira, superando assim o preconceito e o racismo que ainda estão impregnados em nossa sociedade.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)