EDUCAÇÃO, SOCIEDADE CAPITALISTA E ESTADO

Autores/as

  • Roseane Santana Santos Rede estadual de educação de Sergipe (SEDUC-SE)

Resumen

Este artigo consiste em uma análise materialista, histórica e dialética da educação brasileira no contexto da sociedade de classes. Nosso objetivo é desvelar como o Estado capitalista se utiliza do sistema educacional para garantir a reprodução do capital. A partir do estudo sobre os modelos produtivos adotados pelo capital e seus impactos nas políticas educacionais brasileiras, revelamos como os pressupostos e os princípios desses modelos estão infiltrados, promovendo suas concepções políticas e ideológicas de sujeito e sociedade. Para desenvolver esse estudo, filiamo-nos a teóricos da pedagogia crítica da educação, a pressupostos da ontologia marxista e da sociologia da educação que adotam a perspectiva da realidade objetiva em suas pesquisas. Essa filiação se faz relevante, na medida em que é preciso compreender que as raízes dos problemas vividos pela educação brasileira no cenário atual passam, necessariamente, por uma reflexão acerca dos modelos produtivos instituídos pelo capital. Nesse sentido, ao analisarmos as principais reformas educacionais instituídas pelo Estado brasileiro nos séculos XX e XXI, desvelamos o quanto elas estão alinhadas aos interesses do capital em detrimento dos interesses do trabalho, pois o Estado, como gestor dos interesses do capital, apropria-se da instituição educacional para garantir sua reprodução.

Publicado

2020-05-30

Número

Sección

Artigos