REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS ATUAIS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A PARTIR DE HANNAH ARENDT

Autores/as

  • Danilo Arnaldo Briskievicz Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Resumen

Pretende-se, com este manuscrito, analisar três fundamentos ou pressupostos para a educação infantil no mundo atual a partir do pensamento de Hannah Arendt: a autoridade de maneira geral e a do magistério de maneira específica; a tradição como função social da escola ao partilhar valores em suas matrizes curriculares com as novas gerações chegadas ao mundo comum pelo nascimento; o pensamento narracional como atividade cotidiana de contação de histórias dentro da sala de aula para apresentar o mundo em que vivemos às crianças. Utilizou-se a metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa de natureza básica com procedimento de pesquisa bibliográfica (livros e artigos de Arendt e de seus comentadores, além de autores especialistas da ciência da educação). Apresenta-se como resultado a definição dos conceitos de autoridade, tradição e pensamento narracional e sua relação axiomática para a prática docente no ensino infantil no mundo atual. A principal conclusão avança no sentido de demonstrar que a formalização da autoridade e da tradição pelo pensamento narracional permite uma escola mais democrática.

Publicado

2020-05-30

Número

Sección

Artigos