A HISTÓRICA EXCLUSÃO ESCOLAR DE GRUPOS POPULARES E OS PROGRAMAS PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

  • Elisabete Ferreira Esteves Campos Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
  • Damires Souza da Silva Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Resumen

Este artigo trata dos desafios da alfabetização de jovens e adultos, destacando o processo histórico de exclusão desse grupo de brasileiros e brasileiras cujo direito à escolaridade não vem sendo garantido. Chegamos ao século XXI com um contingente de adultos que não estão alfabetizados, uma vez que as políticas implantadas não garantiram as condições necessárias. Partindo de um olhar para as especificidades dos estudantes que procuram a Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentamos um ensaio teórico, com base na bibliografia da área, objetivando analisar como os programas se apresentaram nas últimas décadas e de que forma continuam na agenda político-educacional brasileira, por meio das novas diretrizes e propostas de alfabetização, que podem manter a exclusão dessa população historicamente marginalizada.

Publicado

2019-12-21

Número

Sección

Artigos