O ENSINO DE DISCIPLINAS TEOLÓGICAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CATÓLICA: CONTEÚDOS, METODOLOGIAS – ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Antônio Marcos Chagas Universidade do Minho (Portugal)
  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro

Resumen

O ensino de disciplinas teológicas nas universidades confessionais constitui um instrumento de efetivo valor educacional pela riqueza da mensagem cristã e seus sólidos valores. Assim, o objetivo do presente resumo é apresentar uma realidade de tais disciplinas: seu conteúdo e suas práticas. A dimensão de pesquisa envolveu

uma Instituição de Ensino Superior Católica através da prática de uma professora, bem como uma ação prática de caráter interdisciplinar envolvendo todos os alunos. Do aparato teórico ao relato de uma vivência concreta, percebeu-se haver possibilidades formativas consistentes e limites concretos. A compreensão da identidade da ciência teológica oferece as balizas para uma reflexão consistente e segura, à luz da fé professada pela Igreja, que necessita ser didaticamente adaptada e adequada para uma formação na linha do humanismo cristão, sem ser uma catequese de cunho proselitista ou doutrinação acachapante. Eis o que este artigo objetiva ilustrar. Não obstante, uma experiência de mais ampla proporção, sinalizou que a opção pela ética ainda fica a desejar. Com efeito, não se está apenas diante de possibilidades alvissareiras, que certamente são muitas, mas importa frisar que a elas se agregam inúmeros desafios na ordem de educar, formar, e não apenas instruir. Avanços e limites foram verificados neste esforço de educar na linha dos valores.

Publicado

2019-05-10

Número

Sección

Artigos