EDUCAÇÃO E HEGEMONIA EM ANTÔNIO GRAMSCI: APONTAMENTOS PARA A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores/as

  • Gabriel Pereira Paes Neto Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ)
  • Renan Santos Furtado Escola Superior Madre Celeste (ESMAC)
  • Sônia dos Santos Teixeira Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará

Resumen

Trata-se de um ensaio científico no qual analisamos as principais teses sobre educação e hegemonia em Antônio Gramsci e debatemos possibilidades para a práxis pedagógica da educação física a partir da concepção de cultura corporal. Os resultados mostram que as teses do autor nos ajudam a pensar possibilidades de educação e organização política das classes subalternas. A educação física pode ser o tempo e o espaço de vivências corporais formativas, cabendo ao professor, como organizador do meio social educativo, a criação de situações de ensino-aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, envolvendo os alunos ativamente em todas as decisões do grupo. Nessa perspectiva, a educação física proporcionaria um constante estudo da cultura corporal e a formação de sujeitos mais conscientes para a vida em sociedade.

Publicado

2018-07-21

Número

Sección

Artigos