CONTEXTOS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO-LITERÁRIO DE PROFESSORES FORMADORES

Autores/as

  • Silvia Paulo Centro Educacional Daniel Maschio do município de Rio do Sul (SC)
  • Rita Buzzi Rausch Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Resumen

A pesquisa buscou compreender os contextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadores do Curso de Pedagogia. Caracteriza-se como qualitativa, de campo. Os procedimentos e instrumentos de geração de dados foram os seguintes: análise de currículos Lattes e planos de ensino; entrevista narrativa individual e grupo de interlocução. Apoia-se teoricamente na perspectiva histórico-cultural. Os resultados evidenciaram que os principais contextos de desenvolvimento estético-literário dos professores participantes foram estes: contexto familiar e cultural; da Educação Básica; da formação inicial e continuada; e da docência, principalmente por meio das linguagens artísticas, letramento e ludicidade. Conclui-se ser fundamental que todos os professores formadores desenvolvam e ampliem atitudes de olhar, de ouvir e de sentir, investindo em uma formação para a sensibilidade, formação esta que, certamente, impulsionará uma atuação docente mais crítico-reflexiva.

Publicado

2018-12-08

Número

Sección

Artigos