A CARTA PESSOAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

“ENCONTROS” (AUTO)BIOGRÁFICOS EM TEMPOS DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77978

Palabras clave:

Carta pessoal, (Auto)biografias, Pandemia de covid-19

Resumen

Este trabalho, elaborado no formato epistolar, tem como objetivo propor uma reflexão sobre a carta como fonte de memória e formação de si. As ideias partiram da minha prática pedagógica no curso de licenciatura Educação do Campo na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O trabalho foi embasado a partir dos estudos de Bakhtin (2011), Freire (2000), Bragança (2011), Charlot (2014), Delory-Momberger (2012), Foucault (1983), Honório Filho (2011), Josso (2010), Passeggi (2016), Souza (2010) e Soares (2019). Encontrei, na produção das cartas analisadas, a oportunidade de adentrar, à luz das (auto)biografias, elementos capazes de promover a formação do professor, ou seja, uma aprendizagem experiencial articulada no passado, no presente e no futuro.

Biografía del autor/a

Sebastião Silva Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado

2021-12-24