DIALOGICIDADE E ESCUTA SENSÍVEL:
METODOLOGIAS ATIVAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO ENTRE AFETOS DA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77983Palabras clave:
Dialogicidade, Ensino Superior, Escuta sensível, Metodologias ativas, PandemiaResumen
O ato de ensinar transcende as paredes da sala de aula e se alinha com os fatores internos e externos que o indivíduo, a ser ensinado, vivencia. Nesse caso, não se
pode dissociar a vida da educação. Um exemplo para essa questão é a pandemia decorrente do vírus respiratório chamado SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19. Ele vem produzindo impactos que vão além da ordem epidemiológica e se estendem para os aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos de ordem global. Nessa perspectiva, o artigo objetiva discutir a dialogicidade e a escuta sensível como metodologias ativas no ensino superior emergencial remoto durante a pandemia de covid-19, a partir dos dados de um projeto de extensão desenvolvido entre/com docentes e discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A metodologia empregada foi da realização de visitas virtuais com os partícipes discentes e seus familiares uma vez por semana, nas quais se realizavam a escuta sensível e o diálogo para depois pensar ações de intervenção em conformidade com as necessidades dos sujeitos envolvidos. Os dados produzidos pelo projeto confirmam a dialogicidade e a escuta sensível como metodologias ativas no ensino superior emergencial remoto, além de apresentá-las como movimentos que amenizam os impactos causados pela pandemia de covid-19. Eles foram os caminhos dos afetos que ampararam aquele aluno/a que estava passando por situações críticas, que sentia a falta física do espaço universitário, dos colegas e professores/as. Considera-se, pelas implicações trazidas no estudo, que a dialogicidade e a escuta sensível são dois alicerces de uma metodologia ativa que beneficia a relação aluno-professor e aluno-universidade, acolhe e aproxima o discente ao seu curso, de sua universidade, muitas vezes, chamada por eles de sua segunda casa.
Citas
ativas e as aproximações entre o ensino e a aprendizagem na prática pedagógica
universitária. Rev. Docência Ens. Sup., Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 79-96, jul./
dez. 2017.
BARBIER, R. A escuta sensível na abordagem transversal. In: BARBOSA, Joaquim
(Coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: Editora
da UFSCar, 1998, p. 168-99.
DELEUZE, Gilles. Empirismo e subjetividade: ensaio sobre a natureza humana
segundo Hume. Tradução Luiz B. L. Orlandi. 2. ed. São Paulo: Editora 32, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do
Oprimido. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos.
São Paulo: Editora UNESP, 2000.
GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Linguagem, dialogicidade e docência: o processo
de formação em atos. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 16, n. 49, p. 705-726, jul./
set. 2016.
MASETTO, Marcos Tarciso. Docência na universidade. 11. ed. Campinas, SP:
Papirus, 1998.
SIMON, Fabiano Colla; FRANCO, Laura Ferreira de Rezende. Estudo das
metodologias ativas no ensino superior: revisão sistemática. B. Téc. Senac, Rio de
Janeiro, v. 41, n. 1, p. 24-35, jan./abr. 2015.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte:
Autêntica, 2009.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Editora
Vozes, 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas.
Campinas, SP: Papirus, 2008.
ZABALZA, Miguel Angel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas.
Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)