EFEITOS DA APRENDIZAGEM REMOTA EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77985

Palabras clave:

Ensino Superior, Adaptação, Ensino a distância

Resumen

Com as medidas para conter o avanço do novo coronavírus, as Instituições de Ensino Superior precisaram impor aos estudantes um novo cenário educacional. Este estudo objetiva analisar os efeitos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na vivência dos estudantes. Foi aplicado o Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto (QAES-R), adaptado por Ferraz et al. (2020). Participaram 420 estudantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com idades entre 17 e 67 anos. A maioria dos participantes trabalha e estuda e tem renda igual ou inferior a 1.5 salário-mínimo. Os resultados mostram que o ERE trouxe impactos para os estudantes, principalmente os mais novos, com menos condições, evidenciando desmotivação, intenção de abandono e um menor índice de adaptação aos seus cursos. Os achados desta pesquisa podem contribuir com futuras linhas de investigação que visem à promoção de adequações institucionais para um maior engajamento dos estudantes, sua adaptação e permanência na universidade, durante e após a pandemia.

Biografía del autor/a

Ana Amália Gomes de Barros Torres Faria, Universidade do Minho (Uminho). Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Doutoranda em Psicologia da Educação – Universidade do Minho (Uminho). Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Lauro Lopes Pereira-Neto, Universidade do Minho (Uminho)

Doutorando em Psicologia da Educação – Universidade do Minho (UMinho). Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho (Uminho)

Doutor em Psicologia. Universidade do Minho.

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Publicado

2021-12-24