EXPERIÊNCIA DE DOCÊNCIA E PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19:
A DISCIPLINA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ORGANIZADA PELO EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77987Palabras clave:
Tecnologia, Formação de professores, Experimento didático formativoResumen
A pandemia da covid-19 fez com que as atividades educacionais migrassem repentinamente para um modelo emergencial remoto, fazendo com que professores vivenciassem inúmeros desafios. Neste texto, objetivamos apresentar e discutir a proposta da disciplina “Tecnologias educacionais no ensino de línguas”, organizada pelo referencial do Experimento didático formativo (SFORNI, 2015) e da Atividade social (LIBERALI, 2020) em contexto emergencial remoto, ofertada e conduzida no modelo de coensino e coplanejamento (ROTH et al., 2002; 2000; PASSONI, 2010; EL KADRI, 2014) e também analisar as affordances percebidas pelos alunos participantes sobre as aprendizagens possibilitadas. Os dados foram coletados por meio de questionário com alunos do curso de Letras Inglês participantes da disciplina e a análise realizada por meio da proposta de affordances (VAN LIER, 2000). Os resultados apontam que a disciplina permitiu desenvolver habilidades relacionadas à tecnologia em si, habilidades de uso de tecnologia em sala de aula, desenvolver trabalho colaborativo, desenvolver letramento digital e propiciar mudanças de concepção em relação ao trabalho com tecnologia. Concluímos o texto ressaltando o potencial do experimento didático formativo e da atividade social como possibilitadores de oportunidades de aprendizagem em contexto remoto emergencial.
Citas
Aprendizagem. In: ______. Mediações Simbólicas na Atividade Pedagógica.
Curitiba: CRV, 2012.
CARVALHO, M. P.; SANTIAGO, C.; LIBERALI, F. Atividade Social e Multiletramento:
Um Novo Olhar para o Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa para Crianças em
Contexto de Escola Pública. Vertentes & Interfaces: Estudos Linguísticos e
Aplicados. Vitória da Conquista, BA, v. 6, n. 2, p. 253-278, jul.-dez. 2014.
DAVIDOV, V. Problemas do ensino desenvolvimental - a experiência da pesquisa
teórica e experimental na psicologia. In: DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y
el desarrollo psíquico. Tradução: LIBÂNEO, José Carlos e FREITAS, Raquel
Aparecida Marra da Madeira. Revista Soviet Education, v. 30, n. 8 agosto, p. 273,
1988. Disponível em: https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Problemas-DoEnsino-Desenvolvimental-a/66225634.html Acesso em 18 de abril de 2020.
DE CARVALHO, M. P.. Educação em tempos de pandemia: brincando com um
mundo possível. Pontes, 2020.
DESGAGNÉ, S. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação
entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em
Questão, v. 29, n. 15, 15 ago. 2007.
EGIDO, A. Ética emancipatória em pesquisas educacionais. Disponível
em:https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16792_7376.pdf. Acesso em
14 mar 2021.
ENGESTRÖM, Y.; MIETTINEN, R. Introduction. In: ENGESTRÖM, Y.; MIETTINEN, R.;
PUNAMÄKI, R. (Ed.). Perspectives on Activity Theory. United States of America:
Cambridge University Press, 1999.
ENGESTRÖM, Y. Aprendizagem por expansão na prática: em busca de uma
reconceituação a partir da teoria da atividade. Cadernos de educação, n. 19, 2002.
HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online
learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.
edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-andonline-learning. Acesso em: 14 mar 2021.
JOHN-STEINER, V.; WEBER, R.J.; MINNIS, M. The Challenge of Studying
Collaboration. American Educational Research Journal, Vol. 35, No. 4, 1998.
KURTZ, F. D. As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação de
Professores de Línguas à Luz da Abordagem Histórico-cultural de Vigotski. Tese
(doutorado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
(Campus Ijuí e Santa Rosa). Educação nas Ciências, 279 f. 2015.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.
Disponível em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/61/
LEONTIEV%20O%20homem%20e%20a%20cultura.pdf>. Acesso em 23 de abr 20.
LEONTIEV, A. N. Actividad, CONCIENCIA, Personalidad. Habana: Pueblo y
Educación, 1983.
LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. A elaboração de planos de ensino (ou unidade
didáticas) conforme a teoria do ensino desenvolvimental. Texto para uso didático
na disciplina Didática e Ensino Desenvolvimental - Programa de Pós-Graduação
em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2009.
Disponível em: https://docplayer.com.br/14533321-A-elaboracao-de-planos-deensino-ou-de-unidades-didaticas-conforme-a-teoria-do-ensino-desenvolvimental.
html. Acesso em 30 de jul.2021.
LIBERALI, F. C. Construir o inédito viável em meio a crise do coronavírus-lições
que aprendemos, vivemos e propomos. Educação em tempos de pandemia:
brincando com um mundo possível. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 13-21, 2020.
MAGALHÃES, M. C. C.; FIDALGO, S. S. Critical Collaborative Research: focus on
the meaning of collaboration and on mediational tools. Revista Brasileira de
Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n.3, 2010.
PRETINI JUNIOR, A. Enunciados narrativos e performáticos no ensinoaprendizagem com base em atividades sociais: a relação teoria-prática na
formação de professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e
Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São
Paulo, 2011.
RAMALHO; EL KADRI. O experimento didático formativo como planejamento para
o ensino na área de educação: meta análise das pesquisas. Submetido.
ROTH, W.-M.; TOBIN, K.; ZIMMERMANN, A. Coteaching/cogenerative dialoguing:
learning environments research as classroom praxis. Learning Environments
Research, v. 5, 2002.
SFORNI, M. S. F. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural. Educação &
Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 375-397, 2015.
VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991a.
______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991b.
VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e
aprendizagem. 11. ed. Trad. Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone,
1934/2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)