O FIM DA PRIMAVERA:
NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA INFÂNCIA NO SOLO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77993Palabras clave:
Educação, Educação Infantil, Formação de professores, Infância, PandemiaResumen
Este ensaio tem o objetivo principal de discutir sobre a formação de professores da infância em tempos de pandemia da COVID-19, bem como pensar em novos contornos que garantam o comprometimento, na Educação Superior, com a formação inicial docente de qualidade. A discussão envolve os estudos e as pesquisas desenvolvidos ao longo dos anos no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC), da Universidade Estadual de Londrina, e no Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A metodologia é um estudo bibliográfico e documental sobre a temática envolvente, principalmente no que se refere à formação docente em nível superior no ensino remoto emergencial. Como resultado, divulga-se a preocupação com o sentido de educar no Ensino Superior, bem como os encaminhamentos dirigidos aos estudantes no Curso de Pedagogia que se encontram em formação inicial para a docência na Educação Infantil com as crianças de até 5 (cinco) anos. Em tempos de incertezas, as quais foram ocasionadas pelo contexto vigente, há a propagação ensaística de mudanças induzidas no campo educacional, por meio de uma nova modalidade de ensino e formação, que, de certa forma, tem gerado novas demandas que precisam ser ponderadas em favor da formação emancipatória docente.
Citas
educação infantil? In: BRASIL. Por uma política de formação do profissional de
educação infantil. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994. p. 11-15.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n° 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases
da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: http://www.
planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 8 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP
nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo
de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima
anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Educação,
28 abr. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_
docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-
pdf&Itemid=30192. Acesso em: 8 jul. 2021.
CANDAU, V. M. Pluralismo Cultural, cotidiano escolar e formação de
professores. In: CANDAU, V. M (org.). Magistério: construção cotidiana.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez,
2013. (Coleção Docência em Formação, Série Saberes Pedagógicos).
LOPES, M. R. C. Descompasso: da formação à prática. In: KRAMER, S. et al. (org.).
Infância e Educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 1999. p. 101-130.
OLIVEIRA, R. P.; ARAÚJO, G. C. Qualidade de ensino: uma nova dimensão de luta
pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro/Campinas,
n. 28, p. 5-23, jan./abr. 2005.
OLIVEIRA, Z. R. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
SILUS, A.; FONSECA, A. L. C.; e JESUS, D. L. N. Desafios do ensino superior
brasileiro em tempos de pandemia da COVID-19: repensando a prática docente.
Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, dez. 2020.
SILUS, A.; FONSECA, A. L. C.; JESUS, D. L. N. Desafios do ensino superior brasileiro
em tempos de pandemia da Covid-19: repensando a prática docente. Liinc em
Revista, Rio de Janeiro, v.16, n. 2, e5336, dez. 2020.
SILVA, D. J. Sociedade de desempenho e governo da vida deficiente. Educação e
Filosofia, Uberlândia, v. 34, n. 70, p. 45-71, jan./abr. 2020.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Conselho de Ensino, Pesquisa e
Extensão. Resolução CEPE nº 32, de 30 de julho de 2021. Regulamenta as
atividades acadêmicas de Graduação nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC)
na Universidade Estadual de Londrina durante o período de excepcionalidade,
provocado pela pandemia COVID-19 e dá outras providências para o ano letivo
de 2021. Londrina: CEPE, 2021. Disponível em: http://www.uel.br/prograd/
documentos/resolucoes/2021/resolucao_32_21.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.
VASCONCELOS, S. M.; COELHO, Y. C. M.; ALVES, G. Q. O ensino superior nos
tempos de pandemia: e agora, professor? Revista de Estudos e Pesquisas sobre
Ensino Tecnológico, v. 6, Edição Especial Desafios e Avanços 1 Educacionais em
Tempos da COVID-19, 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)