RELATO SOBRE UM ESTÁGIO DE EXTENSÃO REALIZADO DURANTE O PRIMEIRO ANO DA PANDEMIA DA COVID-19:
POSSIBILIDADES PARA APRENDER E COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS EM FORMATO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77998Palabras clave:
Formação de Professores, Prática Pedagógica, PandemiaResumen
O artigo a seguir se elabora a partir da experiência dos autores quando da realização de um estágio de extensão, em um curso de pedagogia na modalidade a distância, organizado em formato totalmente remoto desde a sua concepção. A metodologia do trabalho se deu através de uma revisão bibliográfica direcionada para artigos que abrangessem experiências pedagógicas ocorridas durante todo o ano de 2020 e o primeiro semestre de 2021. Ao final da construção teórica, os autores se depararam com algo que superou os seus objetivos, já que, através da análise das publicações de outros pesquisadores, conseguiram encontrar um retrato sobre os desafios do momento presente, o qual ecoa vivências e desafios diversos que abrangem desde as contradições da política institucional brasileira até os problemas da compulsória convivência intergeracional deste período.
Citas
Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Diário Oficial da
União, Brasília, DF, 9 jun. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/
ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm. Acesso em 05 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Brasília,
DF: 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-
de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 02 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica Conjunta Nº 17/2020, CGLNRS/
DPR/SERES/SERES. Brasília, DF: 2020b. Disponível em: https://abmes.org.br/
arquivos/documentos/notatecnica19-06-2020.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer nº 05, de 28 de abril de 2020. Brasília,
DF: 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option =com
_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-
pdf&Itemid=30192.. Acesso em: 02 jul. 2021.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Um Sentido para a Experiência Escolar em
Tempos de Pandemia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109144,
2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236109144. Acesso em
02 jul. 2021.
CASTIONI, Remi. et al.Universidades federais na pandemia da COVID-19: acesso
discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: aval. pol. públ. educ.,
Rio de Janeiro, v.29, n.111, p. 399-419, abr./jun. 2021. Disponível em: https://
doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108. Acesso em: 03 jul. 2021.
CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência
em tempos de pandemia. Educação& Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4,
e109145, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236109145.
Acesso em: 30 jun. 2021.
DUARTE, André de Macedo; CESAR, Maria Rita de Assis. Negação da Política e
Negacionismo como Política: pandemia e democracia. Educação & Realidade,
Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109146, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/
10.1590/2175-6236109146. Acesso em: 30 jun. 2021.
ESCOLA, Joaquim José Jacinto. Comunicação Educativa: perspectivas e desafios
com a COVID-19. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109345,
2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236109345. Acesso em:
02 jul. 2021.
FERREIRA, Marieta de Moraes. Notas iniciais sobre a história do tempo presente e
a historiografia no Brasil. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 23, p. 80
‐ 108, jan./mar. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5965/21751803102320
18080. Acesso em: 02 jul. 2021.
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Censo de Educação Superior 2017: divulgação dos principais resultados. Brasília,
DF, 2018. Disponível em : http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_
docman&view=download&alias=97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-
ltimo&Itemid=30192. Acesso em: 05 jul. 2021.
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Sinopse estatística do censo da educação superior: edição 2018. Brasília, DF, 2019.
Disponível em: https://bit.ly/3olw4xi. Acesso em: 30 jun. 2021.
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Sinopse estatística do censo da educação superior: edição 2019. Brasília, DF, 2020.
Disponível em: https://bit.ly/3chZI4g. Acesso em: 30 jun. 2021.
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Indicadores IBGE: Pesquisa
nacional por amostra de domicílios contínua divulgação especial: medidas de
subutilização da força de trabalho no Brasil. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em:
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101760.pdf. Acesso em: 05
jul. 2021.
IVENICKI, Ana. Digital Lifelong Learning and Higher Education: multicultural
strengths and challenges in pandemic times. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de
Janeiro, v.29, n.111, p. 360-377, abr./jun. 2021. Disponível em: https://www.
scielo.br/j/ensaio/a/Vg6JjVrybF59WxL3sRwgzhq/?format=pdf&lang=en. Acesso
em: 05 jul. 2021.
OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Folha Informativa sobre COVID-19.
Brasília, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 02
jul. 2021.
PRAUN, Luci. A Espiral da Destruição: legado neoliberal, pandemia e precarização
do trabalho. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, n. 3, 2020, e00297129. Disponível
em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00297. Acesso em: 05 jul. 2021.
SILVA, Mariléia M. et al. Formação da classe trabalhadora em tempos de
pandemia e crise do capital: a agenda dos aparelhos privados de hegemonia.
Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590
/1981-7746-sol00322. Acesso em: 05 jul. 2021.
SOUZA, Kátia R. et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário
de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021. Disponível em: https://
doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309. Acesso em: 02 jul. 2021.
VEJA. Saúde. OMS decreta pandemia do novo coronavírus. Saiba o que isso
significa. São Paulo, 2020. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/
oms-decreta-pandemia-do-novo-coronavirus-saiba-o-que-isso-significa/. Acesso
em: 02 jul. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)