MUDANÇAS NA ESTRUTURA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL E DE PORTUGAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES

Autores/as

  • Natércia Neta
  • Ana Figueira

Resumen

O currículo é a base do planejamento do professor. Nele está contido o conjunto
de ações pedagógicas, a concepção de sociedade e de educação a serem adotadas
pelas Escolas. Nos últimos anos, foram criados instrumentos legais para alteração
do currículo que refletem uma preocupação de Portugal e do Brasil entre optar por
um ensino baseado em conteúdos, ou por um ensino fundamentado em compe-
tências. Em comum, encontra-se o objetivo dos dois países de elevar a qualidade
da educação refletida nos índices das avaliações em larga escala. Neste artigo,
objetivamos apresentar as principais discussões acerca das mudanças na estru-
tura curricular ocorridas em Portugal e no Brasil e as possíveis implicações para a
prática pedagógica do professor. Percebemos que a formação continuada para os
professores pode ter papel decisivo para a elevação dos níveis educacionais, sem,
obrigatoriamente, haver a necessidade de reformas curriculares.

Palavras-chave: Currículo. Formação continuada de professores. Mudanças curri-
culares. Avaliações em larga escala.

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Publicado

2017-01-03

Número

Sección

Artigos