O PIBID COMO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumen
Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise do tipo estado da arte dos
trabalhos publicados em torno da temática de pesquisa concernente ao Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como um aporte de aproxi-
mação entre teoria e prática. O PIBID está se constituindo através de sua ação
como uma política pública de formação de professor. O trabalho é um levanta-
mento bibliográfico de estudos publicados acerca da temática. As publicações
apresentadas compõem um marco temporal de cinco anos e foram encontradas
nos espaços de divulgação de pesquisas que constituem bancos de dados de peri-
ódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Instituto
Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Apresenta trabalhos que
evidenciam a temática de pesquisa. Além disso, o texto apresenta as principais
reflexões acerca dos trabalhos encontrados, realizando uma síntese da relação das
contribuições destes trabalhos com a ampliação do tema. Os resultados do pre-
sente estudo apontam para o movimento natural que o PIBID vem constituindo a
partir de sua ação e amplitude. O artigo evidencia, também, o movimento de cons-
tituição do programa como política pública de formação de professor e destaca as
aprendizagens decorrentes desse processo.
Palavras-chave: Aprendizagens. PIBID. Política pública de formação de professor.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)