A RESSIGNIFICAÇÃO DO NEGRO COMO PERSONAGEM DA HISTÓRIA BRASILEIRA: IMPLICAÇÕES DA LEI Nº 10.639 PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Resumen
O presente artigo visa discutir o negro enquanto sujeito da história brasileira, evidenciando como a partir da lei 10639/032, a temática História da África e dos Afro-brasileiros passa a ser discutida nas escolas e universidades. Destacando as principais dificuldades e a atuação do movimento negro. E, ainda, a necessidade de conferir mais espaço para essa discussão. Tanto nos espaços de formação de professores de história, quanto nas escolas por serem estes locais privilegiados da atuação destes profissionais e de contato dos demais sujeitos históricos com os conteúdos da história nacional, contribuindo, assim, progressivamente, para a diminuição da eficácia dos mecanismos sociais de reprodução preconceitos racial e social.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)