FORMAS DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO ESTADUAL
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v44i89.83132Palabras clave:
formas de ingresso, ensino superior, universidade pública estadualResumen
O ingresso no ensino superior é uma das principais formas de emancipação, ascensão e inserção social da população brasileira. Para preenchimento das vagas na educação superior as universidades adotam formas de acesso mistas e/ou processos seletivos alternativos para os candidatos. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as formas de ingresso das universidades públicas estaduais do país, que, na perspectiva de seus gestores, exprimem democratização e flexibilização de acesso ao ensino superior. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário para 16 Pró-Reitores de Ensino de Graduação. Os dados revelaram que, paralelamente ao vestibular tradicional, as Instituições de Ensino Superior (IES) aderiram a outras formas de seleção para a graduação, que são utilizadas da maneira que melhor atendam aos interessados e às especificidades organizacionais. As universidades públicas estaduais estão promovendo mudanças em seus processos de seleção com o intuito de incluírem os segmentos historicamente excluídos, evidenciando assim a democratização do acesso ao ensino superior. As outras formas de ingresso introduzidas pelas universidades foram estas: o Programa de Avaliação Seriada do Ensino Médio (PAS), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Citas
a democratização do acesso à educação. Revista Humanidades & Inovação, v. 6,
n. 7, p. 89-100, 2019.
ALMEIDA, W. M. Acesso à universidade pública brasileira: posições em disputa.
Estudos de Sociologia, v. 2, n. 18, p. 1-41, 2012.
ANDRIOLA, W. B. Avaliação institucional na Universidade Federal do Ceará (UFC):
organização de sistema de dados e indicadores da qualidade institucional.
Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 9, n. 4,
p. 33-54, 2004.
ANDRIOLA, W. B. Doze motivos favoráveis à adoção do Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM) pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Ensaio:
Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 70, p. 107-
126, jan./mar. 2011.
ANDRIOLA, W. B.; BARROZO FILHO, J. L. Avaliação de Políticas Públicas para a
Educação Superior: o caso do Programa Universidade para Todos
(PROUNI). Revista da Avaliação da Educação Superior [online], Campinas, v. 25,
n.3, p. 594-621, 2020.
ANDRIOLA, W. B.; OLIVEIRA, K. R. B. Autoavaliação institucional na Universidade
Federal do Ceará (UFC): meio século de história. Revista da Avaliação da
Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 20, p. 489-512, 2015. Disponível em:
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414- 4077201500
0200489&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 24 out. 2022.
ARIOVALDO, T. C. C.; NOGUEIRA, C. M. M. Nova forma de acesso ao ensino
superior público: um estado do conhecimento sobre o sistema de seleção
unificada – SiSU. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 4,
n. 1, p. 154-174, jan./abr., 2018.
AZEVEDO, L. D. de. Do vestibular ao ENEM: trajetórias, permanências e
transformações (1750-2019). EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação,
Porto Velho, v. 7, n. 17, p. 505-531, jan/dez., 2020.
BARROZO FILHO, J. L.; ANDRIOLA, W. B. Avaliação da satisfação dos usuários do
Programa Universidade para Todos (PROUNI). Revista Eletrônica Acta Sapientia,
v. 6, n. 1, artigo 1, 2019.
BRASIL. Decreto n.º 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema
Universidade Aberta do Brasil - UAB. Brasília: Presidência da República, 2006.
BRASIL. Decreto n.º 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a
Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI.
Presidência da República. Brasília, 2007.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(INEP). Censo da Educação Superior 2019: notas estatísticas. Brasília, 2020.
BRASIL. Lei n.º 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade
para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência
social no ensino superior [...], e dá outras providências. Brasília, 2005.
BRASIL. Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas
universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível
médio e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, ano 149, n. 169,
seção 1, p. 1-2, 30 ago. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação.
Parecer n.º 98, de 29 de julho de 1999. Regulamentação de Processo Seletivo para
acesso a cursos de graduação de Universidades, Centros Universitários e
Instituições Isoladas de Ensino Superior. Brasília: MEC, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria Normativa MEC
n.º 2, de 26 de janeiro de 2010. Institui e regulamenta o Sistema de Seleção
Unificado [...]. Diário Oficial da União, Brasília, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa MEC n.º 21, de 5 de
novembro de 2012. Dispõe sobre o Sistema de Seleção Unificada - SiSU. Diário
Oficial da União, Brasília, DF, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 209, de 07 de março de 2018. Dispõe
sobre o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES, a partir do primeiro semestre
de 2018. Diário Oficial da União, Brasília, DF, mar. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. SiSU – Sistema de Seleção Unificada. Brasília:
2017. Disponível em: http://sisu.mec.gov.br. Acesso em: 1.º jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Portaria n.º 438 de 28 de maio de
1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. [...]. Diário Oficial da
União, Brasília, 1998.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Texto constitucional
promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas
Emendas Constitucionais de Revisão n. 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais
n. 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo n. 186/2008. Brasília: Presidência
da República, 1988.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos.
Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Brasília: Presidência da República, 1996.
BRASIL. Presidência da República. Lei n.o 10.260, de 12 de julho de 2001. Dispõe
sobre o fundo de financiamento ao estudante do ensino superior e dá outras
providências. Brasília: Presidência da República, 2001.
CAMPOS, L. A.; STORNI, T.; FERES JÚNIOR, J. A cor do ENEM 2012: comparações
entre o desempenho de brancos, pardos e pretos. Textos para discussão do
GEMAA (IESP-UERJ), n. 8, p. 1-16, 2014.
COSTA, I. S.; RODRIGUES, I. S.; SILVEIRA, S. de F. R.; RODRIGUES, C. T. O impacto
de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES. Meta:
Avaliação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, p. 437-468, abr./jun. 2020.
CUNHA, M. R. Gestão estratégica de IES: modelos e funções do planejamento
estratégico em universidades públicas e privadas de Palmas – Tocantins
(Dissertação de mestrado). Universidade Lusófona de Humanidades e
Tecnologias, Lisboa, Portugal, 2011.
FERNANDES. Robson Alessandro Cruz. ENEM: política pública de acesso ao ensino
superior - uma análise da matriz de referência e sua abrangência nas questões de
geografia entre os anos de 2009 a 2016. Dissertação (Mestrado em Processos de
Ensino, Gestão e Inovação), Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara,
2018. 113 p.
GOMES, Válter; MACHADO-TAYLOR, Maria de Lourdes; SARAIVA, Ernani Viana. O
ensino superior no Brasil: breve histórico e caracterização. Ciência & Trópico,
Recife, v. 42, n. 1, p. 106-129, jan./jul., 2018.
GORCZEVSKI, C.; KONRAD, L. R. A educação e o plano nacional de educação em
direitos humanos: efetivando os direitos fundamentais no Brasil. Revista do
Direito UNISC, Santa Cruz do Sul, n. 39, p. 18-42, jan./jul. 2013.
KLEINKE, Maurício Urban. O vestibular Unicamp e a inclusão social: experiências
e perspectivas. In: I Workshop de Cursinhos Pré-Vestibulares da UNESP. IFGW e
Comvest, Unicamp, Campinas, 2006.
LAVOR, J. F.; ANDRIOLA, W. B.; LIMA, A. S. Avaliando o Impacto da Qualidade da
Gestão Acadêmica no Desempenho dos Cursos de Graduação. Um Estudo em
Universidade Pública Brasileira. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa,
v. 8, p. 233-254, 2015.
MATEUS, Elaine; CORREA, Leonardo. Como deve se dar o ingresso de estudantes
nos cursos de graduação da UEL? Acesso ao ensino superior. Londrina, 2010.
MELERO, C.; MARTINS, C. B.; ROSSI, E.; JUNKES, D. A Lei nº 12.711, de 29 de
Agosto de 2012, como política pública que favorece a busca da igualdade
material. Revista de Ciências da Administração, v. 20, Edição Especial, p. 130-
142, dez. 2018.
MENEGHEL, Stela Maria. Considerações sobre o atual sistema de ensino superior
no Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL EM GESTÃO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO,
3, 2017. Juiz de Fora. Anais [...], Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), v. 7,
n. 1, p. 340-348, 2017.
NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NONATO, Bréscia França; RIBEIRO, Gustavo
Meirelles; FLONTINO, Sandra Regina Dantas. Promessas e limites: o SiSU e sua
implementação na Universidade Federal de Minas Gerais. Educação em Revista,
Belo Horizonte, v. 16, n. 33, p. 61-90, abr./jun., 2017. 31 p.
OLIVEIRA, Geisa Melo de. Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM: caminhos e
contradições. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade
Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, 2016. 183 p.
PACHECO, E. F. H. Democratização do acesso à educação superior no Brasil. 2017.
138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do
Paraná, Curitiba, 2017.
PAULA, C. H. de.; ALMEIDA, F. M. de. O programa REUNI e o desempenho das Ifes
brasileiras. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro. 2020.
PAULA, M. F. C. Políticas de democratização da educação superior brasileira:
limites e desafios para a próxima década. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 22,
n. 2, p. 301-315, jul., 2017.
RAMOS, G. P.; ROTHEN, J. C.; FERNANDES, M. C. da S. G. Mecanismos de Avaliação
e Regulação da Universidade Federal Brasileira no REUNI: entre a proposta e o
contrato. Revista Internacional de Educação Superior. v.6, 1-25. Campinas/SP,
2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/
article/view/8655096. Acesso em: 28 jul. 2022.
RIBEIRO, D. H. M. O sucesso da rede pública no Programa de Avaliação Seriada
(PAS): análise do desempenho dos alunos da rede pública no PAS da UnB no 1º
Semestre de 2016. Revista Com Censo #11, v. 4, n. 4, p. 95-97, nov. 2017.
SCHLICHTING, A. M. S.; SOARES, D. H. P.; BIANCHETTI, L. Vestibular seriado:
análise de uma experiência em Santa Catarina. Revista Psicologia e Sociedade,
Porto Alegre, v. 16, n. 2, maio/ago., 2004.
SILVA, Ângela Maria Naves da. Avaliação da experiência do Programa de
Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília sob a luz da teoria da
complexidade e da gestão do conhecimento. Dissertação (Mestrado em Gestão do
Conhecimento e da Tecnologia da Informação). Universidade Católica de Brasília
(UCB), Brasília, 2007.
SOUZA, T. L. ENEM/SiSU: Política pública de inclusão e democratização do acesso
ao ensino superior? Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e
Sociedade), Universidade Federal de Itajubá (UFI), Itajubá, 2017. 162 p. Dispo-
nível em: https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/936.
Acesso em: 11 fev. 2021.
VARGAS, H. M. O SiSU na Berlinda: presente e uma provocação para o futuro.
Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Regiane Moreira Dutra, Sueli Maria de Araújo Cavalcante
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)