UM ESTUDO SOBRE O ASSÉDIO MORAL NA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (PTES) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v44i89.83138Palabras clave:
assédio moral, ensino superior, qualidade de vida no trabalhoResumen
Trata-se de estudo sobre o assédio moral em Instituições de Ensino Superior (IES). Este é compreendido como fenômeno amplo e complexo, com impactos de graus variados de acordo com cada situação, gerando inúmeras consequências, como, por exemplo, prejuízos à saúde da vítima. Ele, inclusive, pode tomar maiores dimensões, afetando tanto a organização quanto a sociedade como um todo, reverberando, com efeito, na qualidade de vida do trabalho. O objetivo deste artigo é investigar a percepção de entendimento dos Profissionais Técnicos da Educação Superior (PTES), da Universidade do Estado de Mato Grosso – Professor Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), a respeito do assédio moral. É uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, em que se empregou o Método de Delphi numa amostra intencional não probabilística composta por 39 colaboradores, a partir da aplicação de um questionário aberto enviado por e-mail. A conclusão da pesquisa aponta que há um consenso em relação à percepção do conceito de assédio moral no ambiente de trabalho, mas que há um equívoco no que se refere à percepção quanto ao tempo de duração e frequência, assim como no que toca à recorrência nos atos de assédio.
Citas
Políticas Públicas para a Educação Superior: o caso do Programa Universidade
para Todos (PROUNI). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior,
Campinas; Sorocaba, v. 25, n. 3, p. 594-621, 2020.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira; OLIVEIRA, Karla Roberta Brandão. Autoavaliação
institucional na Universidade Federal do Ceará (UFC): meio século de história.
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 20, p. 489-
512, 2015.
ARENAS, Marlene Valério dos Santos. Assédio moral e saúde no trabalho do
servidor público do judiciário: implicações psicossociais. Tese (Doutorado em
Administração), Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2013. 341 p. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/
handle/10183/78677. Acesso em: 20 abr. 2020.
BARRETO, Margarida Maria Silveira. Violência, saúde e trabalho: uma jornada de
humilhações. São Paulo: EDUC, 2006.
BORGES, Ceyça Lia Palerosi; VALLE, Carine Cristina do.; FABRÍCIO, Joiceli dos
Santos. Políticas de qualidade de vida no trabalho em uma instituição particular
de ensino fundamental e médio de Laranjeiras do Sul-PR. Ponta Grossa, 2015.
Disponível em: http://docplayer.com.br/45873263-Politicas-de-qualidade-de-
vida-no-trabalho-em-uma-instituicao-particular-de-ensino-fundamental-e-medio-
de-laranjeiras-do-sul-pr.html. Acesso em: 19 dez. 2019.
CAVALCANTE, Sueli Maria Araújo; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação da
eficiência dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceara (UFC)
através da Análise Envoltória de Dados (DEA). Revista Iberoamericana de
Evaluación Educativa, v. 5, p. 291-313, 2012.
DAMASCENO, Thalita Natasha Ferreira. Assédio moral em Instituições de Ensino
Superior (IES): o caso dos servidores técnico-administrativos da Universidade
Federal do Ceará (UFC). Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas
e Gestão da Educação Superior), Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza,
2012. 115 p. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5287.
Acesso em: 10 ago. 2019.
DAMASCENO, Thalita Natasha Ferreira; ALEXANDRE, João Welliandre Carneiro;
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. O conceito de assédio moral em Instituições de
Ensino Superior (IES) sob a ótica dos servidores públicos: o caso dos técnicos-
administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Anais do XXXII Encontro
Nacional de Engenharia de Produção. Disponível em: https://abepro.org.br/
biblioteca/enegep2012_TN_STO_163_949_20436.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022.
EINARSEN, StåleValvatne; HOEL, Helge; ZAPF, Dieter; COOPER, Cary. The concept
of bullying and harasmment at work: the european tradition. In: EINARSEN,
StåleValvatne; HOEL, Helge; ZAPF, Dieter (org.). Bullying and harasmment in the
workplace: developments in theory, research, and practice. London: Taylor &
Francis, 2011, p. 3-39.
FERREIRA, Mário César; ALVES, Luciana; TOSTES, Natália. Gestão de Qualidade de
Vida no Trabalho (QVT) no serviço público federal: o descompasso entre
problemas e práticas gerenciais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 25, n. 3, p. 319-
327, jul./set. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n3/
a05v25n3.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020.
GUEDES, Márcia Novaes. Terror psicológico no trabalho. São Paulo: LTr, 2003.
HELOANI, Roberto. Assédio Moral: a dignidade violada. Aletheia, n. 22, p. 101-
108, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_artte
xt&pid=S1413-03942005000200010. Acesso em: 20 mar. 2020.
HIRIGOYEN, Marie-France. Mal-estar no trabalho: redefinido o assédio moral. 3.
ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
LAVOR, João Ferreira de; ANDRIOLA, Wagner Bandeira; LIMA, Alberto Sampaio.
Avaliando o impacto da qualidade da gestão acadêmica no desempenho dos
cursos de graduação: um estudo em universidade pública brasileira. Revista
Iberoamericana de Evaluación Educativa, Madri, v. 8, n. 2, p. 233-254, 2016.
Disponível em: https://revistas.uam.es/index.php/riee/article/view/2887.
Acesso em: 28 dez. 2021.
LEYMANN, Heinz. The Content and Development of Mobbing at Work. European
Journal of Work Organizational Psychology, v. 5, n. 2, p. 165-184, 1996.
Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/135943296084
14853. Acesso em: 15 jan. 2020.
NADLER, D.; LAWLER, E. Qualityofworklife: perspectives anddirections. Organiza-
tion Dynamics, v. 11, p. 20-30, Winter, 1983.
NASCIMENTO, Sônia Aparecida Costa Mascaro. Assédio moral. São Paulo:
Saraiva, 2009.
NUNES, Thiago Soares. A influência da cultura organizacional na ocorrência do
assédio moral no trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina. Tese
(Doutorado em Administração), Centro Socioeconômico, Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2016. 432 p. Disponível em: https://
repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168911. Acesso em: 20 nov. 2019.
NUNES, Thiago Soares; TOLFO, Suzana da Rosa. O assédio moral no contexto
universitário: uma discussão necessária. Revista de Ciências da Administração.
Santa Catarina, v. 17, n. 41, p. 21-36, abr., 2015. Disponível em: https://
periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2015v17n41p21.
Acesso em: 5 dez. 2019.
PASQUALI, Luiz; GOUVEIA, Valdiney Veloso; ANDRIOLA, Wagner Bandeira;
MIRANDA, Fábio Jesus; RAMOS, André Luiz. Questionário de Saúde Geral de
Goldberg (QSG): adaptação brasileira. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 10, p. 421-
437, 1994.
SOARES, Fernanda de Carvalho; DUARTE, Bento Herculano. O assédio moral no
ordenamento jurídico brasileiro. Revista Fórum Trabalhista, Belo Horizonte, ano
3, n. 11, p. 21-47, mar./abr., 2014. Disponível em: https://www.editoraforum.
com.br/wp-content uploads/2014/06/O-assedio-moral-no-ordenamento-juridico-
brasileiro.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.
TOLFO, Suzana da Rosa. O assédio moral como expressão da violência no
trabalho. In: SOUZA, Méritide; ARAÚJO, José Newton Garcia de; MARTINS, Marcos
Francisco M. (org.). Dimensões da violência: conhecimento, subjetividade e
sofrimento psíquico. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. p. 187-206.
UNEMAT. Universidade do Estado de Mato Grosso. Anuário Estatístico da UNEMAT
2019, Ano Base 2018. Cuiabá: Editora Unemat, 2019. 177 p. Disponível em:
http://portal.unemat.br/media/files/PRPTI/ANUARIO-2019-ANO-BASE-2018-8.
pdf. Acesso em: 8 abr. 2020.
VIEIRA, Adriane. A qualidade de vida no trabalho e o controle da qualidade total.
Florianópolis: Insular, 1996.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cristhiane Santana de Souza, João Welliandre Carneiro Alexandre, Juliana Vitória Vieira Mattiello da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)