A COGNIÇÃO SITUADA:
UMA NOVA ABORDAGEM EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v44i89.83141Palabras clave:
aprendizagem ativa, cognição situada, aprendizagem corporificada, aprendizagem enativa, aprendizagem estendidaResumen
O presente estudo tem por objetivo explorar o novo conceito de Cognição Situada e discutir conceitos-chave desta nova abordagem. Os pesquisadores que trabalharam com a Cognição Situada iniciaram este modelo teórico nos anos 1980, particularmente nos trabalhos de Brown, Collins e Duguid (1989), Wenger (1998, 1991), Suchman (1985), Lave (1988a, 1988b), Clancey (1997), Maturana (2001) e Venâncio e Borges (2006). Buscou-se apresentar e discutir as propostas de novos métodos em educação dos pesquisadores desta área. Como metodologia de estudo, fez-se uso de pesquisa bibliográfica em artigos científicos nacionais e internacionais, além de teses de doutorado. Na pesquisa sobre a Cognição Situada, esta
é considerada a partir de seu contexto, sua cultura e atividade realizada. Também os conceitos chamados de 4E são discutidos: embodied (corporificado), embedded (embutido), extended (estendido) e enactive (enativo). Esta conceituação permite compreender esta nova abordagem como uma proposta pedagógica para melhorar a qualidade do processo educacional.
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