O ENSINO DA LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ (RN)
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92609Palabras clave:
formação de professores, pesquisa em educação, licenciaturas.Resumen
Este artigo trata de uma pesquisa incluída no Grupo de Pesquisa Literatura, Tecnologia e Novas Linguagens (GEPELT), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e que tem como objetivo geral refletir sobre o ensino da leitura na escola pública e contribuir para a formação de leitores capazes de dar significado ao que leem no contexto do 3.º ano do ciclo inicial em uma escola pública de Mossoró, Rio Grande do Norte (RN). Questiona-se inicialmente como será o trabalho com a compreensão de leitura de textos realizado pelo professor em sala de aula, e o que fazer para a formação do leitor que dê sentido à leitura. Para responder aos questionamentos da pesquisa, realizam-se entrevistas e observações em sala de aula com os sujeitos partícipes: um professor e 28 alunos do 3º ano de uma escola pública municipal da Cidade de Mossoró (RN), a partir de um aporte teórico-metodológico de autores como Azevedo (2017) e Pontes (2012). Conclui-se que os alunos se encontram em nível inicial de leitura, operando com estratégias locais de leitura, e que 06 (seis) alunos não sabem ainda decodificar os nossos códigos linguísticos; a maioria deles, que em dados representa 22 alunos, não aprendeu a ler na perspectiva da leitura enquanto um processo mais amplo de compreensão crítica e sua utilização social.
Citas
BATISTA, C. S. B.; PONTES, V. M. A.; ALVES , I. C. F. da S. A formação do leitor literário no ensino fundamental. Revistaft, [S. l.], v. 27, n. 121, p. 90, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.7823900. Acesso em: 10 nov. 2023.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2021.
GÓMEZ, I. A.; ACOSTA, A. M.; IZQUIERDO, N. J. R. Apuntes sobre la escritura como acto epistémico. In: MUNDO, Anna Camps et al. Pedagogía em el aula. Havana: Editorial Universitaria del Ministerio de Educación Superior de la República de Cuba, 2021. p. 27-46.
MARTINS, M. H. O que é leitura. 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.
OLABUÉNAGA, José Ignacio Ruiz. Metodología de la investigación cualitativa. 5. ed. Bilbao: Universidad de Deusto, 2012.
PIRES, J. Teoria e prática da análise proposicional do discurso. João Pessoa: Ideia, 2008.
PONTES, V. M. A. O fantástico e maravilhoso mundo literário infantil. São Paulo: Curitiba, 2012.
PONTES, V. M. A.; AZEVEDO. F. F. O leitor literário e a formação docente nos cursos de pedagogia no Brasil e de educação básica em Portugal. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1007. Acesso em: 10 nov. 2023.
RIO GRANDE DO NORTE. Projeto político-pedagógico da escola. Mossoró, 2002.
YIN, Robert. Pesquisa qualitativa: do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Verônica Maria de Araújo Pontes, Fernando Fraga Azevedo , Jean Mac Cole Tavares Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)