CONSTRUÇÕES DE SENTIDOS EM DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92673

Palabras clave:

Ciclo de políticas, Direitos humanos, Políticas educacionais

Resumen

Este artigo discute as construções de sentidos dados ao termo direitos humanos, considerando a perspectiva pós-estrutural. Desenvolvemos, ao longo do texto, reflexões, tomando como referências pesquisas bibliográficas que possibilitaram compreender que o processo de significação não é intrínseco, mas socialmente construído. Para tal compreensão tivemos como embasamento a teoria de discurso de Laclau e Mouffe, através da leitura de Lopes (2013). Apresentamos também as contribuições de Bobbio (2004), Candau (2018) e Candau e Sacavino (2013), para alinhavar o percurso histórico dos direitos humanos e a consequente significação hegemônica dada ao termo. Baseados nas ideais de currículo de Lopes e Macedo (2011, 2021), e Santos (2016), propomos uma discussão das conceituações de currículo que visualizam o campo com bases fixas e estruturadas. Empreendemos esforços em pensar o currículo em direitos humanos para além das estruturas tradicionais e monoculturais. Ademais, abordamos o Ciclo de Políticas de Ball e colaboradores (2016) e apresentamos as intepretações de Mainardes (2006) e Santos (2016). Refletimos, junto com esses autores, a respeito dos processos de ressignificação das políticas educacionais em direitos humanos que ocorrem nos diferentes contextos.

Biografía del autor/a

Priscila Rusalina Medeiros de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino-POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN).  Graduada em Letras - Língua portuguesa. Técnica administrativa na UFERSA

Maria Kelia da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista Funcap. 

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino-POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

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Publicado

2023-12-28