FORMAÇÃO DOCENTE E A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.92681Palabras clave:
tecnologias, educação, formações, docentesResumen
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da formação docente para a facilitação e o aprimoramento da integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) às práticas pedagógicas em Instituições Federais de Ensino (IFEs). A presente pesquisa é exploratória, possui abordagem qualitativa e é desenvolvida com base em bibliografias. Diante de um mundo em constante avanço tecnológico, o impacto das TDICs na educação é notável, com capacidade de modificar o relacionamento dos sujeitos com as tecnologias, com os objetos de estudo e consigo. Nessa realidade, a educação precisa caminhar juntamente com as inovações tecnológicas, integrando as TDICs, adequadamente, à prática escolar, a fim de aproximar a sala de aula da realidade do aluno, estimulando o protagonismo do aprendiz, a inovação e favorecendo o engajamento, a inclusão, a atratividade da educação, além de facilitar a aquisição de conhecimentos. Desta forma, por meio da análise dos dados consultados no presente estudo, conclui-se que os docentes apresentam dificuldades na aplicação das TDICs em ações pedagógicas, devendo ser compreendidos como profissionais em constante aprendizado e, para que a integração das TDICs à educação ocorra com eficácia, torna-se imprescindível a realização de formações que atendam às reais necessidades do cotidiano escolar, estimulando a inovação, a criatividade e o olhar crítico frente às possibilidades pedagógicas das tecnologias.
Citas
ARESTA, M.; PEDRO, L.; SANTOS, C.; MOREIRA, A. Tecnologias da informação em educação: espaço online, oportunidade e desafio para indivíduos e instituições. Aveiro: Indagatio Didactica, 2014. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/ 4073/3062. Acesso em: 3 maio 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13 jul. 2023. BRASIL. Escolas de governo. Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/escolas-de-governo. Acesso em: 14 jul. 2023.
BRASIL. Lei nº 4.069-A, de 12 de junho de 1962. Cria a Fundação Universidade do Amazonas, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 jun. 1962. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4069-a.htm#:~:text=LEI%20No4.069- A%20%2C%20DE%2012%20%20DE%0D%0AJUNHO%20DE,e%20eu%20sanciono%0D %0Aa%20seguinte%20Lei%3A%20.%20Art.%201%C3%AF%C2%BF%C2%BD. Acesso em: 13 jul. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 19 mai. 2023.
BRASIL Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 13 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 3 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação 2014. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 1 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, DF, 2023. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial. Acesso em: 13 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_ CNECPN12020.pdf?query=bncc%20ei%20ef. Acesso em: 10 jul. 2023.
CARREGOSA, A.; ARAUJO, D.; ALBUQUERQUE, M. Gamificando a sala de aula: um relato de experiência com o Kahoot na Chapada Diamantina. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 1., 2019, Seabra. Anais [...]. Seabra: SBC, 2019. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php /wie/article/view/13312/13165. Acesso em: 27 mai. 2023.
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Projeto Pedagógico Institucional (2020-2024). Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/5079/9/PPI_Enap.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023.
FREITAS, S. L.; PACÍFICO, J. M. Formação continuada: um estudo colaborativo com professores do Ensino Médio de Rondônia. Campo Grande: Interações, 2020. Disponível em https://doi.org/10.20435/inter.v21i1.1953. Acesso em: 17 jul. 2023.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Brasil tem dois dispositivos digitais por habitante, revela pesquisa da FGV. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://portal.fgv.br/noticias/brasil-tem-dois-dispositivos-digitais-habitante-revela-pesquisa fgv?utm_source=portal-fgv&utm_medium=fgvnoticias&utm_campaign=fgvnoticias-2021- 05-25. Acesso em: 25 jun. 2023.
GONÇALVES, V., BRANCHER, J.; BUSSMANN, A. Um mapeamento sistemático sobre recursos educacionais digitais na educação básica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 10., 2021, Seabra. Anais [...]. Seabra: SBC, 2021. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/18084/17918. Acesso em: 17 mai. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Internet já é acessível em 90,0% dos domicílios do país em 2021. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34954-internet-ja-e-acessivel-em-90-0-dos-domicilios-do-pais-em-2021. Acesso em: 25 jun. 2023. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sítio eletrônico oficial. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: 25 jun. 2023.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS. Sítio eletrônico oficial. Manaus, 2023. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br. Acesso em: 10 jul. 2023.
LACERDA, M. R. Capacitação docente para o ensino remoto: educação básica em tempos de pandemia. Flórida: Must University, 2023. Disponível em: https://1drv.ms/w/s!AnyYtE2Fy9B_geVAhixgSHOGlFdTUA. Acesso em: 15 maio 2023.
LEAL, R. P. Formando os formadores: sobre a capacitação docente e seus impactos laborais. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. Disponível em http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14938. Acesso em: 27 jun. 2023.
MELLO, C. M.; NETO, J. R. M. A.; PETRILLO, R. P. Educação 5.0: educação para o futuro. 2. ed. Rio de Janeiro: Processo, 2022. E-book. NEMER, E.; RAMIREZ, R.; FROHMUT, B.; BERGAMO, R. Um estudo de caso sobre o uso de Gamificação e da Realidade Virtual na Educação Profissional. Revista FATEC Zona Sul, n. 24, 2020. Disponível em: http://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/article/ download/398/270. Acesso em: 21 jun. 2023.
PLAFOREDU. Sítio eletrônico oficial. Brasília, DF, 2023. Disponível em https://plaforedu.mec.gov.br. Acesso em: 13 jul. 2023.
RODRIGUES, P. M. L.; LIMA, W. S. R.; VIANA, M. A. P. A importância da formação continuada de professores da educação básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano. Maceió, 2017. Disponível em: https://maceio.al.gov.br/uploads/documentos/3-A-IMPORTANCIA-DA-FORMACAO-CONTINUADA-DE-PROFESSORES-DA-EDUCACAO-BASICA-A-ARTE-DE-ENSINAR-E-O-FAZER-COTIDIANO-ID.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.
SANTOS, P. C. A capacitação profissional na visão dos servidores da Universidade de Brasília. Brasília, DF: UnB, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38400. Acesso em: 30 jun. 2023.
SILVA, J. B.; BILESSIMO, S. M. S.; MACHADO, L. R. Integração de tecnologia na educação: proposta de modelo para capacitação docente inspirada no TPACK. Educação em Revista, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/gzgFdTsmv9v GmKNQnFPQLQF/?lang=pt. Acesso em: 30 jun. 2023.
TAVARES, P. A. Metodologias ativas: o papel do professor como facilitador do aprendizado dos alunos. São Paulo: Editora Abril, 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15340/metodologias-ativas-o-papel-do-professor-como-facilitador-do-aprendizado-dos-alunos. Acesso em: 4 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2025). Manaus, 2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1SuZmReuT13dHsUo-IseLJI7Y1c2bnzUQ/view. Acesso em: 13 jul. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Resolução nº 25, de 13 de dezembro de 2021. Regulamenta o Estágio Probatório dos Professores da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas e dá outras providências. Manaus, 2021. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/5194/1/RESOLU%c3%87%c3%83O%20025.2021%20-%20EST%c3%81GIO%20PROBAT%c3%93RIO%20DOCENTE.pdf. Acesso em: 17 jul. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Sítio eletrônico oficial. Manaus, 2023. Disponível em https://ufam.edu.br. Acesso em: 10 jul. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Andressa Cristine Cruz Rosas, Juliana Zantut Nutti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)